Em sua estreia na Copa Libertadores, o Palmeiras venceu o Sporting Cristal por 3 a 2, no Estádio Nacional de Lima, no Peru. A vitória, no entanto, foi manchada por um novo episódio de racismo.
No fim da partida, um torcedor do Sporting Cristal foi flagrado imitando um macaco em direção à torcida do Palmeiras. O influenciador palmeirense Rodrigo Wirth, que estava na arquibancada, registrou o momento em que o homem faz gestos racistas.
"E mais uma vez… vocês são sujos!", escreveu Rodrigo Wirth em uma postagem feita em seu perfil no Instagram. Pouco tempo após a publicação, diversos seguidores enviaram mensagens de apoio.
“Só os brancões europeus”, ironizou um seguidor. “Mensagem contra o racismo não adianta nada; sem punições rígidas, esses caras vão continuar fazendo isso”, analisou outro. “Palavras e multinhas não resolvem. Enquanto não houver punições reais, não vai mudar”, comentou mais um seguidor de Wirth. “Ué, achei que o racismo tinha acabado com a ação da Conmebol hoje, fazendo os jogadores se abraçarem antes da partida”, debochou outro internauta.
Com a repercussão do caso, o Palmeiras se pronunciou oficialmente. Em nota à imprensa, o clube classificou as medidas da Conmebol contra o racismo como “inadequadas e insuficientes”.
“É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol. A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos. Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como os que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade. Quanto ao Palmeiras, seguimos leais ao nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação.”
A Copa Libertadores está ainda em sua primeira fase de grupos, e este é mais um entre os diversos casos de racismo registrados na competição. Anteriormente, a torcida do Talleres também realizou gestos racistas contra torcedores do São Paulo.
Outro episódio recente ocorreu quando um torcedor do Cerro Porteño imitou um macaco para Luighi, do Palmeiras, na Libertadores Sub-20. Na mesma ocasião, o jogador também foi alvo de uma cusparada.
A reportagem do Terra entrou em contato com a equipe de comunicação da Conmebol. Em informe preliminar, eles disseram que "será aberto um expediente disciplinar para [avaliar] o caso do Palmeiras". (Com Portal Terra)