A aliança entre PSD e PL saiu vitoriosa na eleição suplementar deste domingo (6) em Bandeirantes (MS). Celso Abrantes, do PSD, foi eleito prefeito ao lado do vice Marinho Serpa, do PL, consolidando a dobradinha entre os partidos após a cassação do mandato anterior.
Com 100% das urnas apuradas, Celso recebeu 2.486 votos, equivalente a 53,9% dos votos válidos, segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).
Tatiane Miyasato (MDB) ficou em segundo lugar, com 1.856 votos (40,24%), enquanto Flávio Paiva teve 270 votos (5,85%).
A posse do novo prefeito e do vice está marcada para o dia 1º de agosto.
A nova eleição foi convocada porque o prefeito eleito em 2024, Álvaro Urt (PSDB), teve o registro de candidatura anulado por decisão unânime do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele havia concorrido amparado por liminar, mas foi considerado inelegível após ter o mandato cassado pela Câmara de Vereadores em 2020 e ficar impedido de disputar cargos públicos por oito anos.
Ao todo, foram registrados 76 votos nulos (1,61%) e 47 brancos (0,99%) na eleição suplementar.
Conforme explicou o ministro André Mendonça, relator do processo no TSE, a alteração que afastava a inelegibilidade de Álvaro Urt aconteceu depois do primeiro turno da eleição, o que viola as regras previstas em resolução da Justiça Eleitoral.