A ex-ministra do MDS (Desenvolvimento Social), Márcia Lopes, afirmou que vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda nesta segunda-feira (5) para formalizar sua nomeação como nova ministra das Mulheres.
Márcia é cotada para chefiar o ministério no lugar de Cida Gonçalves. Em entrevista à TV Globo, Márcia afirmou que deve assinar o termo de posse ainda nesta segunda.
"Devo assinar o termo de posse e amanhã [terça] mesmo já começar a luta”, disse.
Márcia Lopes recebeu uma ligação de Lula ainda na sexta (2), após a conversa do presidente com a atual ministra Cida Gonçalves.
Esse encontro entre Lula e Cida foi registrado na agenda oficial da Presidência da República de sexta, mas, no dia, não houve comunicado oficial sobre mudança na pasta.
Lula, então, fez o convite para que Márcia Lopes assumisse o cargo de Cida Gonçalves e o convite foi aceito.
Segundo Márcia Lopes, a ida dela ao Planalto só deve ocorrer após às 15h desta segunda. Até o momento, contudo, a mudança na pasta não foi oficializada pelo governo.
A reportagem procurou o Palácio do Planalto para confirmar a informação, mas ainda não recebeu retorno.
Quem é Márcia Lopes
Paranaense, Márcia Lopes é irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e quadro histórico do PT.
Márcia é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde trabalhou como professora, e tem mestrado em Serviço Social pela PUC-SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Filiada ao PT, Márcia foi secretária de Assistência Social de Londrina e vereadora na cidade paranaense antes de atuar, de 2004 a 2008, no MDS, onde ocupou cargos de secretária-executiva e de secretária nacional de Assistência Social.
Márcia voltou ao Ministério do Desenvolvimento Social em 2010 como ministra. Ela dirigiu a pasta entre abril e dezembro, deixando o governo ao final do segundo mandato de Lula.
Em 2012, Márcia disputou sem sucesso a prefeitura de Londrina pelo PT. Em 2022, ela fez parte da equipe de transição de governo. (Com g1)