Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sábado, 05 de julho de 2025
Esportes

Fonseca perde para chileno e dá adeus na 3ª rodada de Wimbledon

Jovem carioca cai em jogão de quatro sets para grande sacador Nicolás Jarry, ex-top 20, e iguala melhor campanha de um brasileiro no Grand Slam inglês desde 2010

Conjuntura Online
04/07/25 às 16h29
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
João Fonseca lamenta durante a terceira rodada de Wimbledon (Foto: Isabel Infantes/Reuters)

Acabou na terceira rodada a primeira participação de João Fonseca na grama de Wimbledon. Uma das maiores promessas do tênis mundial, o jovem de 18 anos foi derrotado, nesta sexta-feira, por Nicolás Jarry por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/4, 3/6 e 7/6 (4), em 3h08min, na quadra 2 do complexo londrino.

Ótimo sacador, o chileno de 29 anos e 2,01m, que fez 25 aces e foi quebrado apenas uma vez no jogo, começou o Grand Slam inglês na 143ª posição do ranking mundial, mas foi número 16 no ano passado.

Já João iniciou como 54º, melhor marca da carreira, e deve debutar no top 50 na lista que será oficializada no próximo dia 14.

Apesar de deixar um gostinho de que poderia ter ido mais longe na chave, Fonseca tem motivos para celebrar a primeira participação dele em Wimbledon.

O carioca virou o mais novo tenista a chegar na 3ª fase, nos últimos 14 anos, e igualou a melhor campanha de um brasileiro na chave masculina desde 2010, quando Thomaz Bellucci também caiu depois de duas vitórias.

Com o revés, João repetiu a mesma campanha que teve em Roland Garros, em maio passado, que era, até então, a melhor da carreira em Majors.

João ainda não definiu a agenda após Wimbledon. Ele está inscrito, por enquanto, apenas para o Masters 1000 de Toronto, no Canadá, que começará no próximo dia 26. Mas ainda existe a possibilidade dele disputar o ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos, também em quadra dura, uma semana antes.

O número 1 do Brasil fechou a temporada de grama, com três vitórias e três derrotas em seis partidas. Os triunfos foram na primeira rodada no ATP 250 de Eastbourne (ING) e 1ª e 2ª rodadas em Wimbledon. Já as eliminações ocorreram na estreia do ATP 500 de Halle, nas oitavas em Eastbourne e nesta terceira rodada do Grand Slam londrino.

O jogo
Famoso pela qualidade no serviço, Nicolás começou a partida sacando e não teve dificuldade para largar na frente do placar, vencendo todos os pontos. Mas João não se intimidou e confirmou, sem sustos, seu primeiro game comandando as ações. Logo na sequência, o brasileiro foi agressivo na devolução, contou com erros do chileno, teve o primeiro break point da partida e quase quebrou Jarry. Mais equilibrado, o carioca demonstrou frieza para também salvar o primeiro break do oponente, que ocorreu no sexto game, para deixar tudo igual em 3/3. Foi um prenúncio do que viria a acontecer. O chileno pressionou João, acabou aproveitando o segundo break e abriu 5/3. Bastou sacar, sem dar chances para o brasileiro, e fechar o primeiro set em 6/3, para fazer 1 a 0, em 38 minutos de jogo.

João começou o segundo set sacando, cedeu dois breaks e acabou sendo quebrado por Jarry logo no primeiro game. O momento era todo do chileno, que não foi incomodado ao sacar e quase quebrou novamente o brasileiro, que salvou um break do rival e conseguiu dar uma respirada ao voltar a vencer um game após quatro seguidos com triunfo de Nicolás. Era fundamental devolver a quebra, mas o ex-número 16 do mundo não dava muita sopa para o azar. Sem esmorecer, Fonseca lutava para seguir vivo no set e ia ajustando o que podia em quadra. Porém, a tarde era do chileno, que fechou a segunda parcial em 6/4, abrindo 2 a 0.

Só restava a João vencer o terceiro set! Com a cabeça no lugar, apesar do placar bastante desfavorável, o garoto confirmou os dois primeiros serviços. Após ter 2/1, Fonseca pediu atendimento do fisioterapeuta da ATP, reclamando de dores no tornozelo direito. E, assim, a partida teve uma pausa de pouco mais de cinco minutos. Era o que ele precisava para dar uma relaxada e pensar taticamente. Logo depois, veio a primeira quebra do carioca em todo o jogo. João abriu 3/1, sacou muito bem, e ficou com 4/1. Bastava confirmar os saques até o fim. Foi o que ele fez: 6/3 e 2 a 1 no placar para Nicolás Jarry. Tinha mais jogo pela frente!

Após 2h05min de ação na quadra, a quarta parcial iria colocar à prova a recuperação do brasileiro ou demonstrar que Jarry trataria o terceiro set apenas como um acidente de percurso. No primeiro game, o chileno sacou muito bem. Animado, João fez o mesmo. Esse script sequencial foi seguido à risca por ambos os competidores. No nono game, João desperdiçou três breaks, deixando passar uma chance enorme de sacar para vencer o set. Os dois confirmaram os serviços, e a parcial foi para o tie-break, que foi vencido pelo número 143 do mundo por 7 a 4. Ele fechou o quarto set por 7/6, e a partida em 3 a 1, eliminando João Fonseca na grama sagrada.

Dupla brasileira avança às oitavas
A parceria brasileira formada por Rafael Matos e Marcelo Melo avançou, nesta sexta-feira, às oitavas de final de WImbledon. A vaga veio com vitória de 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (3), 5/7 e 7/6 (6), sobre o croata Nikola Mektic e o australiano Michael Venus, que eram os cabeças de chave número 8. Na próxima fase, os brasucas vão encarar o ganhador do embate entre os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul contra o austríaco Alexander Erler e Constantin Frantzen.

Demoliner derrota parceria de Romboli e também segue
Em duelo que confrontou dois brasileiros nas duplas, Marcelo Demoliner, que faz parceria com o argentino Guido Andreozzi, venceu Fernando Romboli/John Patrick Smith (ING), por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4), nesta sexta-feira, e avançou às oitavas de final de Wimbledon.

Na próxima fase, eles enfrentarão o vencedor da partida da dupla inglesa Julian Cash/Lloyd Glasspool contra o alemão Hendrik Jebens e o francês Albano Olivetti. (Com ge)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.