Mesmo integrando a base do governo na Assembleia Legislativa, a deputada Lia Nogueira (PSDB) fez um duro apelo nesta terça-feira (16) diante da escalada de violência contra profissionais da saúde em Mato Grosso do Sul.
O alerta veio após um novo episódio registrado em Dourados, quando um paciente em surto depredou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que funciona 24 horas e é responsável por atender mais de 200 mil moradores da cidade e ainda pacientes de 33 municípios da região.
“Foi um quebra-quebra lamentável, mas, na verdade, uma tragédia anunciada”, disse a parlamentar em plenário.
Lia cobrou do Executivo estadual a criação de um Plano de Segurança voltado especificamente para médicos, enfermeiros e demais trabalhadores do setor, afirmando que a ausência de medidas coloca em risco tanto os profissionais quanto a população.
A deputada lembrou ainda que Mato Grosso do Sul ocupa a segunda posição no ranking do Centro-Oeste em registros de violência contra médicos e chegou a exibir em plenário um vídeo que mostra a destruição causada na unidade de Dourados.
Segundo ela, não basta apenas lamentar cada novo caso: “É preciso que o governo ofereça proteção real aos profissionais que estão na linha de frente da saúde. O problema é grave e exige ação imediata”.