Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Política

Países da Europa aprovam acordo com o Mercosul, dizem fontes

Aval abre caminho para que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assine o tratado na semana que vem

Conjuntura Online
09/01/26 às 07h45
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um pedestre caminha em frente ao edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia, em Bruexelas (Foto: Nicolas Tucat/AFP)

Uma maioria qualificada de Estados europeus aprovou na sexta-feira o acordo de livre-comércio com o Mercosul, apesar da indignação dos agricultores e da oposição da França, diz a agência AFP.

Graças a esse sinal verde, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, poderá viajar já na segunda-feira ao Paraguai para assinar esse tratado comercial com a América Latina.” O Paraguai é o país que está na presidência rotativa do Mercosul em 2026.

Embaixadores dos 27 Estados-membros da UE estão reunidos em Bruxelas para discutir o tratado.

O tratado é resultado de 26 anos de negociações e é considerado histórico porque criará uma zona de livre-comércio de mais de 720 milhões de consumidores. Combinadas, as economias somam US$ 22,3 trilhões em PIB (Produto Interno Bruto).

Em dezembro, a UE adiou a tentativa de assinatura após o presidente da França, Emmanuel Macron, e da premiê italiana, Giorgia Meloni, recusarem-se a apoiar o texto até que fossem aprovadas garantias para proteger o setor agrícola europeu.

Nesta semana, Bruxelas intensificou as negociações para tentar remover os últimos obstáculos. Na quarta-feira, ministros da Agricultura da UE se reuniram para discutir medidas de reforço ao apoio aos produtores rurais, que temem competição com produtos do Mercosul.

Na reunião, foi anunciado o adiantamento de até 45 bilhões de euros em subsídios previstos no próximo orçamento da PAC (Política Agrícola Comum). Ao todo, o orçamento garantido da PAC soma 293,7 bilhões de euros. A medida foi elogiada pela Itália, que indicou ter retirado sua objeção.

Matéria em atualização

(Com O Globo)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.