O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse à CNN Brasil que o episódio de tensão do presidente Hugo Motta com o Palácio do Planalto está superado.
Guimarães se reuniu na noite desta quarta-feira (26) com o presidente da Casa Legislativa após Hugo ter brigado publicamente com o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ).
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também participou.
“Foi um encontro satisfatório em que discutimos as pautas prioritárias até o final do ano. Está reconstruída a relação com o governo”, disse Guimarães à CNN Brasil.
No encontro, no entanto, foi reafirmada a crítica sobre a tramitação do PL Antifacção, com a escolha de Guilherme Derrite como relator.
Na avaliação do governo petista, a escolha foi desrespeitosa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os representantes do governo, porém, reafirmaram a disposição de retomada do diálogo.
Nesta quinta-feira (27), Guimaraes e Gleisi conversarão com a equipe ministerial para definir uma lista de projetos prioritários para enviar a Hugo.
Na relação, devem estar a PEC da Segurança Publica, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o PL do Devedor Contumaz e o projeto de corte dos benefícios fiscais.
Na avaliação do governo federal, a crise hoje está concentrada no Senado Federal, com a resistência de Davi Alcolumbre à indicação de Jorge Messias ao STF (Supremo Tribunal Federal).
O presidente Lula deve se reunir ainda nesta semana com o presidente da Casa Legislativa para chegar a um consenso com Alcolumbre. (Com Blog do Gustavo Uribe)
