Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 04 de julho de 2025
Municípios

Prefeitura promete ampliar rede de educação infantil em áreas mais demandadas

A ideia é investir mais de R$ 20 milhões no setor educacional de Campo Grande

Conjuntura Online
03/07/25 às 06h04
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Obras de reforma em escola na Capital (Foto: Prefeitura)

A prefeita Adriane Lopes (PP) promete ampliar a rede de educação infantil em regiões de Campo Grande que enfrentam maior demanda por vagas, com a meta de entregar onze novas unidades da Rede Municipal e criar quase 4 mil oportunidades para crianças de 0 a 5 anos.

O anúncio faz parte de um pacote de retomada de obras paralisadas há anos, que agora contam com cronograma definido e recursos assegurados para garantir estrutura adequada e acolhimento de qualidade às famílias.

Na quarta-feira (2), a prefeita vistoriou construções de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) que aguardavam conclusão havia mais de uma década.

As obras seguem em estágios diferentes, com parte já em andamento e outras com previsão de licitação nos próximos meses. Coordenada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), a iniciativa representa a maior retomada de obras da história da Rede Municipal de Ensino, com investimentos superiores a R$ 20 milhões, priorizando bairros historicamente carentes de vagas.

“Estamos garantindo estrutura adequada, acolhimento de qualidade e mais oportunidades para quem mais precisa”, afirmou Adriane Lopes, que classificou as entregas como uma reparação histórica para a primeira infância. Além de destravar projetos emperrados, a gestão municipal reforça que adota decisões objetivas para resolver gargalos antigos da educação infantil e tirar definitivamente as obras do papel.

Entre as entregas previstas, duas Emeis — São Conrado e Oliveira III — devem ficar prontas ainda este ano, cada uma com capacidade para 350 crianças, ampliando em 700 o número de vagas já para 2026.

A primeira obra concluída do pacote foi a Emei Inápolis, entregue em junho de 2024 e batizada de “Dulce Coutrim de Freitas”, atualmente atendendo cerca de 200 alunos.

Para 2026, a previsão inclui as Emeis Popular, Jardim Anache e Jardim Radialista, além da construção de quadras nas escolas Celina Martins Jallad e Professora Maria Regina de Vasconcelos Galvão, e cobertura da quadra da Escola Municipal Orlandina Oliveira Diniz.

Outras cinco Emeis — Jardim Talismã, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville e Jardim Nashville — terão obras retomadas até o próximo ano, cada uma com capacidade para 350 crianças, somando mais 1.750 novas vagas à rede.

As construções, iniciadas até 2013 e paralisadas desde 2015/2016, agora contam com planejamento e meta para estarem todas em execução até 2026, fortalecendo a estrutura da educação infantil em regiões onde a falta de vagas é um problema histórico.

Últimas em Municípios
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.