Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Municípios

Campo Grande intensifica prevenção e mantém dengue sob controle

O esforço coletivo da população e do poder público tem sido fundamental para manter a situação sob controle

Conjuntura Online
20/01/25 às 14h04
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agende de saúde faz limpesa em pneu (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Campo Grande intensificou os esforços para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, reforçando a importância de a população redobrar os cuidados preventivos.

Embora o sorotipo DENV3 tenha sido identificado em estados vizinhos, a cidade não registrou casos, reflexo do trabalho contínuo de prevenção e conscientização realizado pelas equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou que, em 2024, o município registrou mais de 12 mil notificações de casos suspeitos de dengue, mas que nenhum deles foi positivo para o sorotipo DENV3. “Ele já foi registrado em outros estados, o que é preocupante. Contudo, precisamos continuar mantendo os quintais limpos e adotando todas as medidas de prevenção, pois o calor e as chuvas são condições ideais para o aumento do mosquito transmissor dessas doenças. Cada um de nós precisa fazer a sua parte”.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, ressalta a importância das ações estratégicas de prevenção e monitoramento realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde no combate às arboviroses, que contribuíram para evitar a chegada do sorotipo circulante no país na Capital. “Desde 2007 não temos registros deste sorotipo no município, mas sabemos que a transmissão pode ser rápida. Como qualquer nova onda de transmissão que surge no país, isso exige uma atenção redobrada de todos nós”.

O clima quente e chuvoso, característico da estação, favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, tornando este período crítico para o controle da doença. O aumento da umidade e o acúmulo de água criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti, que transmite não apenas a dengue, mas também o Zika vírus e a chikungunya.

Assim, diante desse cenário, a Prefeitura de Campo Grande tem implementado diversas ações para combater a dengue, destacando-se as seguintes iniciativas:

• Vacinação contra a dengue: em Campo Grande a vacina está disponível para o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde (10 a 14 anos), com esquema de duas doses e intervalo de três meses. A vacinação é uma das ferramentas para controlar a disseminação da doença. Foi aberta campanha temporária para vacinar pessoas de 4 a 59 anos.

• Mutirões de limpeza: ao longo de todo o ano, a Sesau realiza ações comunitárias para eliminar focos de proliferação do mosquito, com a participação ativa da população e voluntários.

• Capacitação dos agentes de saúde: treinamentos contínuos têm sido empregados para os agentes de combate às endemias, visando otimizar o controle do vetor no município.

• Fumacê e bloqueios químicos: o serviço tem sido recorrente em diversos bairros de Campo Grande, com a utilização de máquinas de pulverização para combater a infestação do mosquito, com monitoramento constante das áreas de maior risco.

Últimas em Municípios
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.