Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Municípios

Em Dourados, Marçal Filho dá início à obra esperada por moradores há 20 anos

A iniciativa atende uma reivindicação antiga e traz novas esperanças para a comunidade

Conjuntura Online
20/01/25 às 13h47
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Obras serão retomadas em Dourados. (Foto: A. Frota)

Após duas décadas de sofrimento, as famílias do trecho inicial da Avenida Guaicurus finalmente têm motivo para acreditar em dias melhores. A tão aguardada obra promete acabar com os alagamentos que, em dezembro de 2024, transformaram o Natal em um cenário de destruição, quando a enxurrada invadiu residências e trouxe à tona velhos traumas da comunidade.

Antes de assumir o cargo, Marçal Filho visitou pessoalmente o local e assegurou aos moradores que resolveria o problema de forma prioritária.

Cumprindo a promessa, logo na primeira semana de sua gestão, a Prefeitura de Dourados deu início às obras no bairro Parque Alvorada, com o objetivo de acabar com os alagamentos na Avenida Guaicurus.

Os trabalhos estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que recebeu a incumbência do prefeito Marçal Filho e, imediatamente, mobilizou as esquipes para acabar com o problema. “Sempre quando há forte chuva, a enxurrada do bairro Parque Alvorada tem vazão para a avenida Guaicurus, de acesso à Cidade Universitária e aeroporto”, explica Luiz Roberto Martins, o Beto, titular da Semsur. “O problema se agravou quando há alguns anos ocorreu o recapeamento na via, deixando o asfalto sem desnível”, completa.

O secretário detalha a situação vivida pelos moradores. "É um problema antigo que chega a alagar casas nas imediações do início da Guaicurus, mas por determinação do prefeito Marçal Filho iniciamos um trabalho de vistoria e tomamos medidas que vão evitar que os problemas voltem a acontecer”, enfatiza. “Com isso, iniciamos a construção de uma boca-de-dragão na rua Afonso Pena e, paralelamente, fizemos reparos nos níveis dos bueiros nas imediações do atacado Leve Max", completa o secretário.

Uma outra boca-de-dragão será construída na rua Monte Alegre, entre as ruas Afonso Pena e Menote Marques de Matos. As intervenções têm como proposta melhorar a captação e drenagem de água de chuva, evitando que a enxurrada desça para a Guaicurus e invada moradias do bairro jardim Flórida. 

Marçal Filho tem acompanhado as obras de perto e no dia seguinte, após tomar posse como prefeito, em 1º de janeiro, esteve com o secretário Beto para vistoriar o local. "A cidade está cheia de problemas e aos poucos vamos corrigir essas falhas estruturais que estão espalhados pela região central e bairros”, avisa o prefeito. “Algumas ações podem ser feitas pela própria prefeitura, com recursos próprios, enquanto outras, como asfalto, demanda de apoio federal, mas iremos atrás de verba para buscar uma solução a esses problemas", conclui o prefeito, ressaltando que seguirá firme com o compromisso de prometer pouco e fazer muito por Dourados.  

Teresinha Silva é uma das moradoras que teve a casa invadida pela enxurrada na véspera de Natal. Ela conta que o problema é antigo e que se sentiu aliviada quando Marçal Filho esteve no dia 2 de janeiro no local para determinar ao secretário Beto uma solução para evitar novos alagamentos. A casa dela fica de frente para a Guaicurus, bem na divisa com o bairro Jardim Flórida, onde moradias vizinhas também são tomadas pela água.

Outra moradora que comemorou o início das obras foi Ivone Pedroso. Ela reside na rua Monte Alegre e conta que a mãe teve que mudar, pois não aguentava mais ver a rua e a casa tomada pela enxurrada quando há forte chuva. "Foram 22 anos sofrendo. Entrava prefeito, saía prefeito e quem veio resolver o problema foi Marçal Filho. É somente gratidão", declarou aliviada. 

Últimas em Municípios
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.