Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sábado, 26 de abril de 2025
Esportes

Real Madrid exige mudança de árbitro na final da Copa do Rei: "Inadmissível"

Segundo jornais espanhóis, clube pode até mesmo se recusar a enfrentar o Barcelona neste sábado

Conjuntura Online
25/04/25 às 16h15
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ricardo de Burgos Bengoetxea foi o árbitro da semifinal da Copa do Rei entre Real Madrid e Mallorca (Foto: Yasser Bakhsh/Getty Images)

O Real Madrid emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira tratando como "inadmissível" o teor da entrevista coletiva realizada pela equipe de arbitragem da final da Copa do Rei.

Embora o clube não fale expressamente em boicote, a imprensa espanhola afirma que o Real pode até mesmo deixar de comparecer à decisão deste sábado contra o Barcelona, no Estádio La Cartuja, em Sevilha.

Em meio a uma série de polêmicas de arbitragem e críticas diretas feitas na Real Madrid TV, o árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea se emocionou ao relatar os ataques que os profissionais da área vêm sofrendo.

- Quando seu filho vai à escola e outras crianças dizem a ele que seu pai é um ladrão, ele chega em casa chorando e isso é muito doloroso. O que eu faço é tentar educar meu filho e dizer a ele que seu pai é honesto, acima de tudo. E que ele erra como qualquer esportista. Isso é muito duro, não desejo a ninguém - disse de Burgos.

Pouco depois, o Real Madrid emitiu sua nota oficial, alegando que o conteúdo do seu canal de comunicação está "amparado na liberdade de expressão". Para o clube, a entrevista do árbitro demonstra "clara e manifesta animosidade e hostilidade deste árbitros" contra a equipe de Carlo Ancelotti.

"Ante a gravidade do sucedido, o Real Madrid espera que os responsáveis pela Real Federação Espanhola de Futebol e pelo corpo arbitral procedam em consequência, adotando as medidas correspondentes em defesa do prestígio das instituições que representam", encerra a nota do Real Madrid.

Embora o comunicado não expresse claramente uma ameaça de boicote à decisão, os jornais espanhóis informam que o Real está disposto a não comparecer à decisão. De acordo com o "Marca", a Federação Espanhola "se mantém firme e não vê possibilidade alguma" de mudança na arbitragem.

Duelo com a arbitragem ao longo do ano

A crise na véspera da final da Copa do Rei marca o ponto alto de uma disputa de bastidores entre o Real Madrid e a arbitragem espanhola, iniciada em fevereiro, quando o clube enviou um protesto formal à Federação Espanhola reclamando de erros contra o clube na derrota para o Espanyol.

Àquela altura, Real e Atlético de Madrid disputavam ponto a ponto a liderança do Campeonato Espanhol, e se enfrentariam na rodada seguinte. A reclamação do Real esquentou o clima antes do clássico da capital e foi o ponto de partida para um debate público no futebol espanhol sobre a arbitragem.

O Atlético interpretou a reclamação como uma manobra do rival para pressionar a arbitragem antes do clássico e fez duas postagens irônicas nas redes sociais sobre o assunto. Na primeira, pede ajuda à Real Academia Espanhola para entender os significados dos verbos pressionar, amedrontar, intimidar, coagir, assustar, influenciar e impor.

Na outra, o clube publicou uma tirinha em quadrinhos sobre a preparação para o clássico, com quatro passos: preparação física, relaxamento antes do jogo, análise do rival e "usar sua televisão oficial mais uma vez para pressionar os árbitros", em referência clara às críticas feitas na TV do Real Madrid contra a arbitragem do jogo contra o Espanyol. (Com ge)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.