O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   26 de Abril de 2024
Publicidade

Polêmicos, Distritão e fundo eleitoral milionário serão votados nesta quarta

A pressa se deve ao curto prazo que os congressistas têm para conseguirem aprovar novas regras já para o próximo pleito eleitoral.

16/08/2017 - 04h03

De Brasília 

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS), à direita com Rodrigo Maia (DEM-RJ) (Foto: Divulgação)

Em reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), líderes partidários decidiram marcar para esta quarta-feira, às 9h, a votação em plenário da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que instituiu o chamado 'distritão' para 2018 e a criação do fundo público de R$ 3,6 bilhões para financiamento das campanhas.


As medidas foram aprovadas na terça-feira, em uma das comissões especiais que debate a Reforma Política na Câmara. 


"Ficou agendada para quarta a PEC aprovada terça. Não há acordo de nossa parte, nós discordamos do sistema eleitoral que se quer propor, o 'distritão', que dificulta a renovação e só favorece as pessoas muito conhecidas e também há desacordo enorme em relação ao fundo eleitoral", criticou o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ).


A pressa para colocar o tema em votação se deve ao curto prazo que os congressistas têm para conseguirem aprovar novas regras já para o próximo pleito eleitoral. Caso as mudanças não sejam aprovadas até setembro, não haverá tempo para instituir as novas regras em 2018. 


"Fundo público de financiamento de campanhas é uma afronta à população brasileira. Pelo resultado da votação na comissão, não se alcança os 3/5 dos votos necessários em plenário. No entanto, a pressa de se votar me leva a crer que os que querem o 'distritão' avaliem que já há votos suficientes", alertou Molon.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online