O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Abril de 2024
Publicidade

Indústria cinematográfica ganhará novo impulso com isenções tributárias

De autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), projeto nesse sentido foi aprovado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado

16/04/2024 - 14h56

De Brasília 

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) (Foto: Divulgação )

A  CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou, nesta terça-feira, 16, o projeto de lei do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) para modernizar e reordenar a aplicação da Condecine  (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional) nos serviços de vídeo sob demanda. 


“É, de uma forma geral, um dos avanços de maior alcance para as expectativas da indústria cinematográfica do País”, comemorou o parlamentar.


Relator da proposta, o senador Eduardo Gomes (PL-TO) disse que a ideia central é garantir uma contribuição justa de plataformas de vídeo ao desenvolvimento do cinema, por meio de uma estrutura tributária que se ajuste às nuances do moderno mercado digital. 


“O fato de contemplar com isenções e incentivos fiscais os que investem nas produções de conteúdo nacional já dá uma dimensão da iniciativa”, comentou.


Ao considerar que o projeto é essencial para fortalecer e fomentar a indústria audiovisual brasileira, Nelsinho reforçou sua preocupação com a justiça tributária e o incentivo à produção nacional. “É um passo decisivo para modernizar a legislação e apoiar a cultura brasileira em um mercado globalizado”, definiu. 


“Ao equilibrar as demandas do mercado com as necessidades dos criadores locais, estamos assegurando um futuro mais brilhante para o cinema brasileiro ".


O senador frisou que com este passo abrem-se novas portas para a criação de oportunidades e a mais ampla difusão de atividades criativas. O projeto já foi submetido à apreciação da Câmara dos Deputados.


Além de beneficiar grandes players do mercado, assegura que os menores também tenham oportunidade de crescer e contribuir para a diversidade cultural do país.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online