Envolvendo modo de fazer e pratos inovadores da Rota Bioceânica, que passa pela região em direção ao Pacífico (Chile) pela BR-267, a boa música regional e fronteiriça e a valorização da identidade local para posicionar o município como destino turístico de experiências autênticas, será realizado nesta sexta-feira, 9, em Jardim, o 1º Festival Gastronômico Rota dos Sabores.
A cidade integra a Rota Turística da Serra da Bodoquena.
O evento faz parte da programação dos festejos do 79º aniversário do município, que será celebrado no dia 13 de maio, e une os segmentos empresariais da gastronomia e do turismo com o propósito de transformar Jardim em um polo da cozinha regional, inovação comercial e práticas sustentáveis, conectado por meio da rota de integração latino-americana. O turismo será um dos segmentos agregadores desse novo cenário
Para a diretora de turismo da prefeitura de Jardim, Jhersyka da Rosa Cleve, o festival representa um importante passo para posicionar o município. “Acredito que essa iniciativa é muito maior do que um evento: simboliza o caminho que estamos construindo para que Jardim seja reconhecida como um destino de experiências autênticas. Um turismo que valoriza o que é nosso, respeita o meio ambiente, vivo, integrado e com identidade”, destacou.
Posição estratégica
A iniciativa da AEJAR (Associação Empresarial de Jardim) conta com o apoio da prefeitura e do Sebrae/MS e promove o turismo gastronômico em uma região que absorve toda a diversidade de culturas e de sabores dos países que compõem a Rota Bioceânica - desde a defumação lenta das carnes argentinas às marinadas cítricas inspiradas nos Andes e os ingredientes regionais e técnicas de preparo que atravessam fronteiras.
A proposta dessa viagem de sabores é expor o potencial gastronômico da cidade dentro desse novo contexto de internacionalização comercial e cultural, onde Mato Grosso do Sul é o centro da conexão Atlântico-Pacífico. “Jardim está em uma posição estratégica e já se destaca pelas belezas naturais”, aponta o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira.
Segundo ele, o festival dá um passo importante para que a cidade também chame atenção pela gastronomia e fortaleça o setor. “Os empresários foram preparados para criar pratos inspirados nos países vizinhos, e isso traz uma experiência única para atrair os visitantes, além de movimentar a economia local e gerar renda”, pontuou Matheus.
Processo criativo
Ao todo, 14 empresas locais, entre restaurantes, confeitarias e bares, participam do festival com dois pratos cada: um já presente no cardápio da casa e outro inédito, desenvolvido especialmente para o evento com ingredientes e elementos da culinária dos países do corredor bioceânico. O menu variado inclui doces, salgados, comida artesanal, japonesa, churrasco, pizza, bolos, petisco e bebidas.
“Cada prato foi desenvolvido com base em pesquisas culturais, tendências contemporâneas e valorização dos insumos regionais desses países. O processo de criação gerou receitas originais, criativas e alinhadas com a identidade de cada negócio, estimulando a inovação, a competitividade e o protagonismo dos empresários locais”, comenta o chef de cozinha e consultor do Sebrae/MS, Paulo Vasconcellos.
O 1º Festival Gastronômico Rota dos Sabores de Jardim será realizado na Praça Evandro Bazzo, localizada na Rua Marechal Rondon, a partir das 18h desta sexta-feira, 9, com cinco atrações musicais confirmadas: Alan Victor, Thays Rodriguez, Denis Kael, Kauan Ferreira e Banda Puro Malte. (Por Silvio de Andrade)