O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Abril de 2024
Publicidade

GCMs são capacitados para atuar em apoio em fiscalizações ambientais

A capacitação irá auxiliar na aplicação de medidas administrativas e prevê conhecimentos sobre Legislação Ambiental 

16/04/2024 - 17h29

Campo Grande 

Treinamento para Guardas Municipais (Foto: Leonardo França)

Com o propósito de fortalecer a atuação da Patrulha Ambiental do Município, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) iniciou um novo ciclo de capacitações destinado aos GCM (Guardas Civis Metropolitanos) que participam de ações de fiscalização municipal no âmbito ambiental. 


A capacitação irá auxiliar na aplicação das medidas administrativas e prevê conhecimentos sobre a Legislação Ambiental aplicável, medição sonora – teórica e prática, e ações fiscalizatórias. Serão capacitados 31 GCM. O evento faz parte das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica entre a Semadur e a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social).


O gestor da Patrulha Ambiental, GCM Giulliano Albuquerque Lopes, explicou que, por meio do Termo de Cooperação e do curso, o trabalho será realizado com maior eficiência. “O curso vem agregar à Patrulha Ambiental; é uma capacitação que esperávamos há oito anos. E a partir de agora, nossas equipes poderão autuar efetivamente imóveis ou empresas denunciadas por irregularidades ambientais. Com a capacitação, poderemos realmente fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental”.


Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, a capacitação profissional promove uma cultura de aprendizado contínuo. “Investir na capacitação e no desenvolvimento dos servidores públicos é uma estratégia crucial para garantir o aprimoramento das habilidades e conhecimentos desses profissionais, proporcionando assim um resultado mais efetivo à população”.


“Com este curso oferecido e a ampliação do convênio de cooperação, a cidade e os munícipes ficam mais protegidos, pois a GCM e a Patrulha Ambiental atuam nas ruas de Campo Grande 24 horas.


Anteriormente, o trabalho da Patrulha Ambiental era de apoio operacional aos agentes de fiscalização; nesta nova fase, o Guarda que atua na Patrulha Ambiental, por meio do curso oferecido, poderá ser um agente fiscalizador habilitado a emitir notificações e aplicar procedimentos administrativos. Dessa forma, o cidadão campo-grandense é quem ganha; esse é o foco da Guarda Civil Metropolitana: a proteção do município e dos munícipes”, destacou o secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga.


A superintendente de meio ambiente da Semadur, Gisseli Giraldelli, ressaltou a relevância da Patrulha Ambiental. “Nossa cidade tem vocação para ter qualidade ambiental, conseguindo coexistir com nossa fauna. Isso demonstra o quanto nossa missão atual, de proteger o meio ambiente, é importante. Com a participação da Patrulha nas fiscalizações, estaremos presentes em mais locais coibindo a degradação ambiental”.


Convênio


A Patrulha Ambiental atua desde 2016, através de convênio entre a Semadur e a Sesdes, e já realizou diversas ações na repressão a crimes contra o meio ambiente, com patrulhamento e rondas preventivas no município de Campo Grande, aplicando medidas educativas e administrativas decorrentes de atos lesivos à limpeza urbana, poluição sonora e conscientização para preservação de áreas públicas e ambientais.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online