O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, avaliou em conversa com o ge a sugestão de participação de times dos Estados Unidos e México na Copa Libertadores no futuro.
A ideia foi lançada pelo empresário Jorge Más, um dos donos do Inter Miami, time de Lionel Messi e Luis Suárez, atual campeão da MLS, a liga profissional dos EUA.
Para Domínguez, antes da Conmebol começar a analisar o caso, é preciso que a sugestão passe pela Concacaf, a Confederação das Américas do Norte, Central e do Caribe, à qual os times americanos e mexicanos são filiados.
- É uma questão que eles têm que falar dentro da Concacaf. Já foi feito no passado, mas a gente é muito respeitoso com as outras confederações. Mas, sim, é uma honra que equipes de outra confederação tenham a Libertadores como referência de competição internacional e mundial - explicou o dirigente paraguaio ao ge durante o lançamento da marca oficial da Copa do Mundo Feminina Brasil-2027, neste domingo, no Rio de Janeiro.
Perguntado se a porta estaria aberta para a entrada de times da Concacaf na Libertadores, Domínguez lembrou que equipes do México já disputaram a competição entre 1998 e 2016.
- A porta ficou aberta, lembrem que eles estiveram aqui com a gente jogando até o ano 2017 (a última participação foi em 2016), mas se eles querem voltar têm que voltar através da Concacaf - completou o dirigente. (Com ge)
