Endrick foi o grande destaque da vitória do Lyon sobre o Metz neste domingo, por 5 a 2, fora de casa, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Francês 2025/26.
O brasileiro foi autor de três gols na mesma partida pela primeira vez, e ainda se tornou o brasileiro mais jovem a marcar um hat-trick nas cinco grandes ligas da Europa desde a temporada 1992/93 - superando Ronaldo Fenômeno.
Com apenas 19 anos e seis meses, Endrick ultrapassou a marca de Ronaldo Fenômeno, que havia alcançado o hat-trick aos 21 anos - na época ele atuava pela Inter de Milão em 1997/98.
Além do feito em comparação com brasileiros, o atacante do Lyon ainda passou a ser um dos mais jovens a marcar três vezes em um jogo na Ligue 1 no século XXI - Jérémy Menez (17 anos e 260 dias), Kylian Mbappé (18 anos e 53 dias) e Ousmane Dembélé (18 anos e 296 dias) são os jogadores à frente de Endrick.
- Estou muito feliz. É meu primeiro hat-trick e vou me lembrar disso para o resto da vida. O time jogou uma partida fantástica. Obrigado aos meus companheiros e ao treinador. Temos que manter o ritmo - disse Endrick ao final da partida contra o Metz.
Contra o Metz, o brasileiro abriu o placar, aos 11 minutos. Depois, ele ainda voltou a deixar o dele no quarto gol do Lyon nos acréscimos do primeiro tempo. O hat-trick veio aos 42 da etapa final, quando Endrick converteu a sua cobrança de pênalti.
A atuação de Endrick chamou atenção dos jornais europeus, que elogiaram bastante o desempenho do brasileiro. O atacante agora tem quatro gols em três jogos pelo Lyon. Ele foi emprestado pelo Real Madrid até o final desta temporada.
Com esse resultado, o Lyon chegou a 36 pontos na tabela de classificação do Campeonato Francês, em quarto lugar. O time conseguiu a sua oitava vitória consecutiva na temporada, em todas as competições. O Paris Saint-Germain lidera a Ligue 1 com 45 pontos. (Com ge - Metz)
