Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Política

Petro chama embaixador de volta após acusações de Trump

Relação entre os dois países vem piorando desde que presidente americano chegou ao poder

Conjuntura Online
20/10/25 às 13h25
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gustavo Petro, presidente da Colômbia e Donald Trump, presidente dos EUA (Foto: Getty Images)

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, convocou o embaixador colombiano nos Estados Unidos, Daniel García-Peña, para consultas em meio à piora da crise diplomática com o governo americano.

"O embaixador já se encontra em Bogotá. Nas próximas horas o governo nacional informará as decisões tomadas a respeito", diz a nota do Ministério das Relações Exteriores do país sul-americano.

Na linguagem diplomática, o movimento é considerado de crise e protesto. A relação entre os dois países chegou ao nível mais baixo da história recente e vem piorando desde que Donald Trump assumiu a presidência, em janeiro.

No domingo (19), Trump chamou Petro de "líder do tráfico ilegal de drogas" e disse que os Estados Unidos cessariam "pagamentos e subsídios em larga escala" à nação sul-americana.

"O objetivo da produção dessa droga é vender grandes quantidades do produto nos Estados Unidos, causando morte, destruição e caos", disse Trump em uma publicação no Truth Social. 

A Colômbia já foi um dos maiores beneficiários de ajuda americana no Hemisfério Ocidental, mas o fluxo de dinheiro foi repentinamente reduzido este ano com o fechamento da USAID, o braço de assistência humanitária do governo americano.

Em resposta a Trump, Gustavo Petro fez uma publicação X no domingo (19) na qual chamou Donald Trump de "rude" e "ignorante". 

No mês passado, os Estados Unidos revogaram o visto do presidente da Colômbia depois que Gustavo Petro se juntou a uma manifestação pró-Palestina em Nova York e instou os soldados americanos a desobedecerem às ordens de Trump.

O presidente da Colômbia é um duro crítico da atuação de Trump no nível internacional e tem criticado a atuação de militares americanos no mar do Caribe. Petro argumenta que os bombardeios contra barcos pequenos ferem "o princípio universal da proporcionalidade da força". (Com CNN)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.