Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 19 de março de 2025
Política

Nelsinho Trad enfrenta grandes desafios nacionais em sua agenda

Reaproximação com os EUA e Rota Bioceânica estão na pauta da Comissão de Relações Exteriores do Senado

Conjuntura Online
05/03/25 às 17h57
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) (Foto: Reprodução)

Eleito por unanimidade para presidir pela segunda vez a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal – a primeira foi no biênio 2019-20 -, o senador Nelsinho Trad (PSD) já tem à sua mesa uma agenda complexa que não esperou feriado nem carnaval para ser iniciada.

Retomar o ambiente de normalidade entre o Brasil e os EUA e fortalecer o processo da integração sul-americana por canais como a Rota Bioceânica e o Mercosul ocupam lugar prioritário na pauta do colegiado que o parlamentar define com os colegas.

Estas preocupações foram reiteradas no Seminário Internacional da Rota Bioceânica – promovido pelo governo estadual -, quando o senador manifestou seu compromisso com o avanço da política externa brasileira e seus reflexos em favor de Mato Grosso do Sul, especialmente no âmbito das relações comerciais, tecnológicas e culturais.

Para Nelsinho, o Corredor Bioceânico precisa ser uma via resolutiva para fortalecer as economias e gerar benefícios sociais e ambientais, como o combate às desigualdades nos países da América do Sul.

Ele vislumbra ganhos sociais e econômicos sem precedentes para o Brasil e, particularmente, Mato Grosso do Sul. Contudo, defende um ajuste plurinacional que assegure, entre outras coisas, maior integração aduaneira, com mecanismos que destravem a burocracia, um fator que compromete os avanços logísticos.

“Estarei em Brasília, como sempre fiz, trabalhando para estreitarmos estes laços. Vamos fazer do antigo sonho uma realidade que beneficiará toda a nossa região”, aposta.

Reaproximação 

Outra iniciativa de Nelsinho Trad logo que assumiu a presidência da Comissão foi convidar sete ex-presidentes do colegiado para uma audiência na próxima semana, quinta-feira (13). Além da conjuntura internacional, o senador vê com olhar esperançoso para o País a possibilidade de colaborar para a reaproximação com os EUA.

Ele opina que o mal-estar instalado entre os dois países nos primeiros dias de governo do republicano Donald Trump pode ser removido pelo diálogo na via diplomática.

Para a audiência foram convidados, entre outras autoridades, o ex-presidente da República José Sarney; o ex-senador Heráclito Fortes; o deputado estadual Eduardo Suplicy; o ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque; a ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu; o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo; e o ex-ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. A aquiescência imediata de todos ao convite surpreendeu Nelsinho.

“Cada uma das ilustres personalidades a quem convidei para a audiência aceitou prontamente. E esta adesão é animadora para quem quer ter seu país no melhor nível diplomático com todas as nações”, afirma.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.