Dois dias depois do primeiro turno das eleições, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, terá nesta terça-feira (6) reuniões separadas com representantes ligados às campanhas de Flávio Bolsonaro (PL) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O primeiro encontro está previsto para as 13h, com o senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha presidencial de Flávio. Uma hora depois, Fachin recebe a líder do governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PE).
Marinho pretende levar ao presidente do Supremo questionamentos sobre decisões de ministros da Corte que, na avaliação do senador, tiveram reflexos na atuação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O parlamentar também deve sinalizar que uma eventual vitória de Flávio no segundo turno não significará uma ofensiva contra integrantes do Judiciário.
A conversa ocorre em um momento de forte pressão de setores do PL sobre o Supremo, com integrantes do partido defendendo inclusive o impeachment de ministros.
Já a reunião com Teresa Leitão terá caráter diferente. O encontro foi articulado a partir de um convite de Fachin e terá como pauta assuntos institucionais. A líder governista pretende ouvir o presidente da Corte antes de levar eventuais avaliações à campanha de Lula.
As conversas ocorrem em meio ao aumento da tensão entre o meio político e o Judiciário após o primeiro turno. Lula voltou a fazer críticas ao Supremo nesta segunda-feira (5), enquanto integrantes do PL têm questionado a atuação de ministros da Corte em temas relacionados ao processo eleitoral.
O cenário ganha peso com a definição do segundo turno presidencial entre Flávio Bolsonaro e Lula, enquanto STF e TSE permanecem no centro de discussões levantadas pelas duas campanhas.
