Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Política

Após veto, Nelsinho Trad reafirma sua defesa na dosimetria das penas

Sua mafestação veio por meio das redes sociais após o veto integral do presidente Lula ao chamado PL da Dosimetria

Conjuntura Online
08/01/26 às 14h31
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) (Foto: Divulgação)

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) se manifestou sobre o projeto vetado que tratava da aplicação proporcional das penas impostas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para o parlamentar sul-mato-grossense, o debate não deve ser contaminado por radicalizações políticas, mas conduzido com base nos princípios do Estado Democrático de Direito.  

“A história ensina que o Brasil só avança quando escolhe pacificar — não quando transforma o conflito em método. Defender a dosimetria é defender pena proporcional, critério e respeito às instituições”, afirmou o senador.

O senador ressalta que o veto presidencial é um instrumento constitucional legítimo e será tratado como tal pelo Parlamento. No entanto, ele destaca que o veto não encerra o debate.

“Existem distorções que precisam ser enfrentadas com responsabilidade, serenidade e compromisso institucional, nunca com rancor ou revanchismo”, pontuou.

O senador lembra ainda que a Constituição é clara ao prever que o Congresso Nacional pode analisar o veto, mantendo-o ou derrubando-o, desde que atendidos os quóruns exigidos: 257 votos na Câmara dos Deputados e 41 votos no Senado Federal.

“Seguirei atuante no Senado para que esse tema volte à mesa pelos caminhos legais, com coragem política e compromisso com o país real — aquele que precisa de estabilidade, desenvolvimento, emprego e renda para seguir em frente”, disse.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.