O presidente colombiano, Gustavo Petro, afirmou nesta quarta-feira (7) que conversou por telefone com seu homólogo americano, Donald Trump, em uma ligação que ajudou a aliviar as tensões entre os dois governos.
Petro disse que essa foi sua primeira ligação com Trump desde que o presidente americano retornou ao cargo e que durou cerca de uma hora.
“Restabeleci a comunicação pela primeira vez”, disse Petro a seus apoiadores em um comício.
Petro afirmou que os dois líderes concordaram em restabelecer os canais de comunicação direta entre seus governos, incluindo entre os ministérios das Relações Exteriores e as presidências.
O presidente colombiano reiterou a seus apoiadores que considera a operação americana na Venezuela, que resultou na prisão do presidente Nicolás Maduro, “ilegal” e disse ter expressado preocupação com a retórica americana em relação à Venezuela, alertando que as ameaças relacionadas ao petróleo e outros recursos naturais podem alimentar a instabilidade regional.
No sábado (3), durante uma coletiva de imprensa realizada horas após a prisão de Maduro, Trump reiterou suas acusações de que Petro estava ligado ao narcotráfico e o advertiu para que “tomasse cuidado”.
Na quarta-feira, Trump afirmou nas redes sociais que "apreciou" a ligação que teve com Petro e convidou o presidente colombiano para uma reunião na Casa Branca em "um futuro próximo". (Com CNN)
