A IGR (Instância de Governança Regional) da Rota Bonito Serra da Bodoquena vem intensificando, nas últimas semanas, reuniões com as secretarias de Turismo dos municípios associados.
Os encontros com Bodoquena e Jardim já foram realizados, e as próximas agendas envolvem Bonito e Porto Murtinho.
O objetivo, segundo a secretária-executiva do BCVB (Bonito Convention & Visitors Bureau), entidade que faz a gestão da IGR, Janaina Mainchein, “é alinhar estratégias conjuntas para promoção integrada, fortalecimento institucional e o crescimento sustentável do turismo regional”. A IGR tem o apoio da Fundtur (Fundação de Turismo do Estado).
Entre as ações já executadas pela IGR estão a criação da identidade visual da rota, o desenvolvimento do site oficial e a ativação das redes sociais, com atualizações diárias que valorizam os atrativos e experiências dos quatro municípios participantes. Também foi contratada uma assessoria de imprensa para ampliar a visibilidade da região junto aos veículos de comunicação e apoiar a divulgação de empresas e eventos locais.
Captação de recursos
Um dos destaques em andamento é a produção de um vídeo institucional voltado à captação de eventos. O material apresentará a estrutura de Bonito como destino para sediar congressos, encontros e eventos corporativos, além dos principais atrativos turísticos da região da Serra da Bodoquena. A ação também conta com o apoio da Fundtur/MS.
A IGR também já confirmou presença na edição 2025 do Abeta Conecta, que será realizada em outubro, na cidade de Aquidauana. O evento, voltado à capacitação de empresários e profissionais do turismo de natureza, promove a troca de experiências e o fortalecimento de boas práticas no setor.
“A participação da Rota Bonito Serra da Bodoquena reforça seu protagonismo e engajamento nas pautas do turismo responsável e sustentável”, realça Janaina.
Além disso, a IGR trabalha na elaboração de uma proposta para o edital de apoio da Fundtur às Instâncias de Governança Regional. O foco será captar recursos para ampliar as ações de promoção, qualificação e divulgação dos produtos e serviços turísticos que integram a Rota Bonito – Serra da Bodoquena nos mercados emissores. (Por Silvio de Andrade)