Mato Grosso do Sul ocupa atualmente a 9ª posição no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), levantamento nacional que avalia a evolução das políticas de transformação digital nos estados.
Em 2020, o Estado estava na 21ª colocação e, desde então, avançou 11 posições.
O resultado reflete o trabalho conduzido pela Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica) e pela Setdig ( Secretaria-Executiva de Transformação Digital), responsáveis pela digitalização de serviços e pela melhoria da experiência do cidadão, com foco em soluções mais simples, ágeis e transparentes.
Esse desempenho, segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, evidencia o avanço na consolidação de um ecossistema digital mais robusto e integrado.
"Um dos pilares centrais da gestão é a tecnologia, e com este objetivo traçado no planejamento inicial trabalhamos por um governo mais digital, que de fato entregue resultados na prestação de serviços à sociedade, com foco na inovação, na modernização de processos e no fortalecimento da cidadania digital", afirma.
Além da evolução no ranking geral, Mato Grosso do Sul obteve destaque no quesito Normatização, alcançando a pontuação máxima e o 1º lugar nacional. Esse resultado demonstra a capacidade do Estado em estruturar normas e diretrizes que asseguram a continuidade da transformação digital como política de Estado.
Nas demais dimensões avaliadas pela Abep-TIC — Capacidade e Oferta de Serviços Digitais, Inclusão e Inovação — o desempenho também foi elevado, com classificações entre Muito bom e Ótimo, consolidando a posição de Mato Grosso do Sul entre os dez primeiros do ranking nacional.