Mais de 4 mil pneus contrabandeados foram apreendidos na quarta-feira (16) em uma força-tarefa da Polícia Federal e da Receita Federal em Mato Grosso do Sul.
A ação, resultado das operações batizadas de "Bad Tires" e "Tatu Bola", teve como foco o combate ao comércio ilegal de pneus vindos da China e introduzidos clandestinamente no Brasil pela fronteira com o Paraguai.
Somente em Campo Grande, segundo reportagem do G1, oito centros automotivos foram alvo da investigação, além de residências ligadas ao esquema. Em Bonito, também houve cumprimento de mandados. Ao todo, 4.269 pneus foram retirados de circulação — sendo 2.880 da operação Tatu-Bola e 1.389 da Bad Tires.
Durante as diligências, a Polícia Federal ainda prendeu um homem em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Com ele, foram encontrados um revólver calibre 32 e 10 munições do mesmo calibre. Os agentes também apreenderam quatro celulares e diversos documentos que ajudarão no aprofundamento das investigações.
Segundo a Receita Federal, o comércio desses pneus ilegais causa prejuízos ao mercado formal e representa riscos à segurança no trânsito, já que os produtos entram no país sem controle de qualidade ou fiscalização técnica.
De acordo com a PF, os pneus contrabandeados têm origem na China e são levados ao Paraguai. A partir do país vizinho, a mercadoria entra de forma irregular no Brasil e é transportada para Campo Grande. Na capital sul-mato-grossense, o produto ilegal é repassado para revendedores e comercializado.
A técnica ‘bola de pneus’, conforme a Receita Federal, deforma e cria ondulações nos produtos que podem colocar em risco a segurança de motoristas e pedestres.