Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 25 de novembro de 2025
Geral

Chuva de granizo deixa 200 feridas e muitos estragos em Erechim (RS)

Duas pessoas estão hospitalizadas em UTI. Há desabrigados e prefeitura decretou situação de emergência

Conjuntura Online
25/11/25 às 10h09
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veículo ficou com o vidro destruído após queda de granizo em Erechim (Foto: Reprodução/RBS TV)

Subiu para 200 o número de feridos durante o temporal de granizo que atingiu Erechim, cidade da Região Norte do Rio Grande do Sul, no domingo (23). Duas delas estão hospitalizadas em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Conforme a prefeitura da cidade, foram cerca de 20 minutos de temporal que atingiram quase 35 mil pessoas – mais de 1/3 da população.

"Meu Deus, não dá nem pra pensar que a gente já fica... Parece que vai vir o mundo abaixo e não termina mais", conta Graciela Mazão, auxiliar de produção.

As pedras de gelo do tamanho de ovos danificou imóveis e veículos que estavam nas ruas. Telhados, capôs e vidros foram perfurados.

"[Destruiu] 70% do meu telhado. Vou ter que trocar todo", conta o pintor Vanderlei Gazoni sobre os danos do granizo na casa dele.

"Foi questão de minutos. Foi fechar as portas e começou a descer pedra. Pedra, mesmo!", conta Leomar Nardi, dono de um dos carros que foi danificado.

A prefeitura de Erechim decretou situação de emergência. O hospital da cidade está lotado, razão pela qual foi necessária a abertura da Unidade de Pronto Atendimento. Algumas regiões estão sem energia elétrica e com instabilidade na conexão de internet e telefonia. As aulas foram suspensas.

O governador Eduardo Leite informou que liberou emergencialmente R$ 1,5 milhão para a compra de telhas que serão disponibilizadas às famílias afetadas. Equipes da Defesa Civil estadual auxiliam no levantamento dos estragos.

Outra cidade atingida por granizo foi Ibiraiaras. Moradores da região se assustaram e registraram a queda das pedras de gelo na segunda-feira (24) de noite. De acordo com a prefeitura, os maiores prejuízos foram registrados em lavouras. Não houve feridos.

O estrago em números
200 feridos
9 desabrigados
37 mil pessoas afetadas (9.2 mil famílias afetadas)
35 escolas afetadas (15 municipais e 20 estaduais)
12 unidades básicas de saúde afetadas

Granizo
Segundo a Climatempo Meteorologia, o granizo é formado por pedaços de gelo que surgem dentro de nuvens chamadas cumulonimbus, conhecidas como “nuvens frias”, já que parte delas apresenta temperaturas abaixo de zero, e é justamente nessa região que ocorre a formação do granizo.

Dentro das cumulonimbus, nas áreas com temperaturas muito negativas, as pedras de gelo crescem até ficarem pesadas demais para serem sustentadas pelas correntes ascendentes da nuvem. Quando isso acontece, elas caem em direção ao solo.

Durante a queda, parte do gelo derrete, mas ainda assim os pedaços podem chegar ao chão com tamanhos expressivos, como bolas de tênis ou até do tamanho de um ovo. (Com g1 RS e RBS TV)

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.