Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 17 de julho de 2025
Geral

Bastos cancela Festa do Ovo após confirmações de casos de gripe aviária em SP

O evento, que havia sido adiado para agosto, não será mais realizado em 2025

Conjuntura Online
17/07/25 às 18h23
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Festa do Ovo favorece a economia na região de Bastos (Foto: Reprodução/TV TEM)

A 64ª edição da tradicional Festa do Ovo de Bastos (SP) foi cancelada nesta quarta-feira (16), devido a confirmação de casos de gripe aviária em aves domésticas e silvestres no estado de São Paulo.

O evento estava inicialmente marcado para julho, foi adiado para o período de 27 a 31 de agosto e, agora, cancelado de forma definitiva.

A medida preventiva, segundo os organizadores, tem como objetivo evitar qualquer risco de contaminação e prejuízos à cadeia produtiva da avicultura, uma das principais fontes econômicas da cidade.

Até o momento, não há registros de casos da doença em granjas comerciais de Bastos, mas focos da Influenza Aviária já foram confirmados em duas galinhas de criação particular na Grande São Paulo e em um peru que vivia em um condomínio em Sorocaba (SP).

Em entrevista a TV TEM, o gestor do Sindicato Rural da cidade, Tiago Henrique dos Santos, explicou que a medida é preventiva para que o alto fluxo de visitantes durante a festa não comprometa a biossegurança das granjas e provoque prejuízos sanitários e econômicos para o município.

"A avicultura de postura, a produção de ovos em Bastos, é fundamental, essencial para a geração de emprego, renda, mais da metade da cidade depende da avicultura, e isso vai impactar negativamente, o recurso dessas pessoas. Também coloca em risco a segurança alimentar do país, sendo que a maioria dos ovos produzidos em Bastos, eles percorrem todo o país, representam aí 11% de toda a produção nacional e 40% de toda a produção estadual."conta. 

.Apesar do alerta, Tiago reforça que não há casos registrados da gripe aviária em aves comerciais no estado: "Comer carne de frango e ovos continua sendo seguro, e não tem gripe aviária em aves comerciais do Estado de São Paulo e no Brasil.", finaliza.

Em nota oficial, a prefeitura de Bastos, a Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos (Acenba) e o Sindicato Rural da cidade destacaram que a decisão “prioriza a segurança sanitária e a sustentabilidade da avicultura local”.

A cidade de Bastos é considerada a “Capital do Ovo”, com cerca de 11 milhões de galinhas e responsável por 15% da produção nacional de ovos.

A Festa do Ovo é um dos principais eventos do setor avícola no Brasil e reúne milhares de visitantes todos os anos. Não há previsão de nova data para realização da festa. (Com g1 Bauru e Marília)

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.