O voo que trouxe Neymar de volta ao Brasil para jogar no Santos foi o mais monitorado do mundo em uma plataforma de rastreio de voos. Mais de 31 mil pessoas, ainda no início desta manhã, chegaram a seguir simultaneamente o trajeto do avião, que deixou Riad na quarta-feira, fez uma pausa na Nigéria e antes de pousar em São Roque, no interior de São Paulo.
O craque deve pegar um helicóptero e ir direto para Santos, onde será apresentado pelo clube no período da tarde. O Peixe prepara há dias uma grande apresentação para o seu ídolo, que irá até Vila Belmiro assinar contrato e depois participará de uma série de eventos especiais, como um show a ser realizado no estádio para sua apresentação à torcida.
A negociação
O jogador de 32 anos conseguiu na última segunda-feira a rescisão de seu contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita. De volta ao Peixe, ele deve assumir a histórica camisa 10, mesmo tendo sido campeão pelo Peixe vestindo a camisa 11 em sua primeira passagem pelo clube.
A ideia do clube era reservar a camisa 10, que não foi utilizada durante a campanha na Série B do ano passado, para uma grande contratação.
O retorno de Neymar ao Santos é tratado pelo clube como a maior negociação da história recente, mesmo que, incialmente, por poucos meses. Há a possibilidade do atacante estender o vínculo até junho de 2026.
Por que o Santos?
A decisão de voltar ao Santos foi tomada por Neymar em conjunto com seu pai e sua família por vários motivos, mas tendo como base a vontade de ser feliz novamente jogando futebol. Há mais de um ano sem conseguir uma sequência de jogos, ele precisa recuperar o ritmo e o físico ideais.
O Santos é tratado por todo seu estafe como a "casa" de Neymar, onde ele cresceu e despontou para o futebol mundial. Se apegando justamente nesses termos, o clube preparou para a família do jogador um vídeo em que utilizou inteligência artificial para reproduzir a voz de Pelé e mostrar imagens dos dois jogadores no clube.
Números de Neymar
Neymar deixou o Al-Hilal com apenas sete jogos disputados desde agosto de 2023, quando deixou o Paris Saint-Germain rumo à Arábia Saudita. O craque sofreu com lesões, a pior delas uma ruptura no ligamento do joelho.
De volta ao Peixe, ele agora tem a chance de viver uma sequência inédita nos últimos anos.
Pelo Santos, Neymar disputou 225 jogos disputados e marcou 138 gols. Ele conquistou seis títulos com a camisa alvinegra, entre 2009 e 2013: três edições do Paulistão (2010, 11 e 12), uma Recopa Sul-Americana (2012), uma Copa do Brasil (2010) e uma Conmebol Libertadores (2011). (Com ge)