O Brasil passou sufoco nos minutos finais, mas conseguiu vencer o Equador por 3 a 2 e garantiu, com uma rodada de antecedência, a classificação para o hexagonal final do Sul-Americano Sub-20.
A seleção brasileira fazia sua melhor atuação no torneio, com domínio pleno e três gols marcados no primeiro tempo - um de Iago e dois de Deivid Washington. Mas caiu de produção na etapa final, especialmente após as trocas feitas pelo técnico Ramon Menezes, e viu o Equador descontar com Allen Obando, em falha do goleiro Robert, e Kendry Páez, de pênalti.
Nos acréscimos, Robert se redimiu com uma excelente defesa em chute à queima-roupa de Obando e garantiu a classificação.
O Grupo B conheceu, com uma rodada de antecedência, as três seleções classificadas para a reta decisiva do Sul-Americano: Argentina, Colômbia (as duas com sete pontos) e Brasil, com seis.
O Equador tem três pontos, mas mesmo que iguale a pontuação da seleção brasileira na última rodada continuará em quarto lugar pelo primeiro critério de desempate, o confronto direto. O Brasil encerrará sua participação na primeira fase contra a Colômbia, sábado, às 18h (horário de Brasília), de novo em Valência. No mesmo horário, a Argentina enfrentará o Equador na outra partida da chave.