Campeão em 2020 e vice em 2023, o Flamengo volta à Recopa Sul-Americana nesta quinta-feira e enfrenta o Lanús (Argentina), às 21h30 (de Brasília) no estádio La Fortaleza, em busca do bicampeonato.
O torneio coloca frente a frente os atuais ganhadores dos dois principais títulos do continente: a Libertadores e a Copa Sul-Americana.
Há três meses, o Lanús surpreendeu o favorito Atlético-MG na final da Sul-Americana, levou a decisão para os pênaltis e ficou com o título.
Daquele time, todos os titulares continuam no clube, que começou bem o ano, mas atualmente vem de três jogos sem vitória e prioriza a conquista inédita da Recopa, feito que outros seis equipes do país já fizeram (Boca Juniors, Independiente, Vélez Sarsfield, River Plate, Defenda y Justicia e Racing).
Campeão da Libertadores em cima do Palmeiras, o Flamengo também manteve seus titulares para 2026, mas viveu um início de ano difícil, com risco de eliminação no Carioca e a perda da Supercopa do Brasil para o Corinthians. Depois de amargar uma sequência de quatro jogos sem vencer, o time engatou três triunfos seguidos, se recuperou no Estadual e busca o primeiro título na temporada para dar novamente tranquilidade ao trabalho de Filipe Luís.
Lanús
- Técnico: Mauricio Pellegrino
Apesar de todos os titulares mantidos do ano passado, o time chega desfalcado para enfrentar o Flamengo: o centroavante Rodrigo Castillo está fora com um edema na coxa esquerda e deve ser substituído por Walter Bou. Outra baixa pode ser a do meia Marcelino Moreno, ex-Coritiba e que se tornou para muitos o jogador mais importante da equipe. Ele está com dores no peito do pé e é dúvida. Se não jogar, deve dar vaga a Franco Watson.
Provável escalação: Losada, Guidara, Izquierdoz, Canale e Marcich; Medina, Agustín Cardozo, Salvio, Marcelino Moreno (Franco Watson) e Carrera; Walter Bou
Flamengo
- Técnico: Filipe Luís
O treinador continua sem Jorginho, lesionado, e não terá Plata como opção porque o atacante precisa cumprir mais um jogo de suspensão pela sua expulsão contra o Racing na semifinal da Libertadores. Para o seu lugar na ponta direita, Filipe tem três opções: Paquetá, Carrascal ou Luiz Araújo. Se optar pelo colombiano ou o atacante, o camisa 20 poderia jogar de segundo volante. Caso o cria seja o escolhido para a ponta, Evertton Araújo deve formar a dupla de volantes com Pulgar.
Provável escalação: Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Paquetá e Arrascaeta; Carrascal (Luiz Araújo), Cebolinha e Pedro
(Com ge - Lanús)
