Dorival Júnior é o novo técnico do Corinthians. Na tarde desta segunda-feira o Timão anunciou o acordo com o treinador, que assinou contrato até o fim de 2026.
A estreia do novo comandante será na quarta-feira, contra o Novorizontino, fora de casa, às 21h30, no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Com Dorival, chegam ao Corinthians os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero e o preparador físico Celso de Rezende.
O acordo entre Timão e Dorival foi selado na última sexta-feira, mas o clube aguardou a assinatura de contrato para confirmar a contratação. Mesmo sem ser anunciado, o treinador esteve no Maracanã, no último domingo, e acompanhou de camarote a goleada de 4 a 0 sofrida pela equipe para o Flamengo.
O novo treinador do Timão chega com a missão de construir uma equipe mais equilibrada taticamente e resolver os problemas do sistema defensivo, que sofreu 33 gols em 29 partidas nesta temporada. Daqui até o fim do ano, o Corinthians disputa o Brasileirão, a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil.
Esta será a primeira passagem de Dorival pelo clube do Parque São Jorge. Ao longo de sua carreira, o experiente treinador, de 63 anos, trabalhou nos rivais Palmeiras, São Paulo e Santos, além de outros grandes do futebol brasileiro como Flamengo, Vasco, Fluminense, Internacional, Cruzeiro e Atlético-MG.
A negociação entre o clube e técnico começou na última terça, após Tite declinar em acerto verbal com o Timão, e foi encabeçada do lado corintiano pelo diretor executivo Fabinho Soldado. Ele viajou a Santa Catarina e falou pessoalmente com Dorival.
Na primeira reunião, o dirigente detalhou o trabalho que está sendo realizado no CT Joaquim Grava, os planos de médio e longo prazo do departamento de futebol e manifestou interesse que o treinador assumisse o projeto junto de sua comissão técnica.
Na sequência, as partes passaram a tratar de questões financeiras e outros detalhes contratuais.
Na madrugada de quinta para sexta-feira, já em São Paulo, Fabinho Soldado teve uma nova rodada de negociações. A resposta positiva de Dorival veio na manhã de sexta.
O último trabalho de Dorival Jr foi na seleção brasileira, comandando a amarelinha em 16 partidas com sete vitórias, sete empates e três derrotas. A eliminação para o Uruguai nas quartas de final da Copa América e a goleada, por 4 a 1, para a Argentina nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo culminaram em sua demissão. (Com ge)