O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   03 de Maio de 2024
Publicidade

PEC do Quinquênio não será votada nesta semana, afirmou Rodrigo Pacheco à CNN

O texto foi aprovado na semana passada pela CCJ do Senado e vai passar por debate no plenário

22/04/2024 - 12h31

Brasília 

Com Caio Junqueira 

Pacheco diz à CNN que não votará PEC do Quinquênio nesta semana (Foto: Ag. Senado )

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), disse à CNN na manhã desta segunda-feira (22) que não irá votar em plenário nesta semana a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Quinquênio.


“Está pautada, mas vai cumprir prazo de discussão. Não será votada nesta semana”, afirmou Pacheco.

A PEC preocupa o governo devido ao impacto nas contas públicas. Há cálculos diferentes e que dependem de quantas carreiras podem ser beneficiadas, mas o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), chegou a falar em R$ 42 bilhões ao ano.


O texto foi aprovado na semana passada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e vai passar por debate no plenário. Havia a possibilidade de Pacheco levar o projeto direto a votação sem as cinco sessões regimentais, mas agora ele sinaliza que não fará isso.


A proposta original foi apresentada pelo próprio Pacheco e prevê uma parcela mensal de valorização por tempo de exercício para os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.


O texto, porém, recebeu um substitutivo do relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), que incluiu outras categorias no benefício: advogados públicos da União, de estados e do Distrito Federal; defensores públicos; ministros; e conselheiros de cortes de contas.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online