Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Política

Lula fala em discutir com Trump até sanções a ministros aliados

Expectativa é de que os presidentes do Brasil e EUA se encontrem na Malásia no próximo dia 26

Conjuntura Online
24/10/25 às 08h39
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fala foi feita durante visita à Indonésia. (Ricardo Stuckert / PR)

Em visita à Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou confiante no resultado da reunião com o líder norte-americano Donald Trump e disse “não existir veto” sobre nenhum assunto que será discutido entre eles, incluindo a punição aplicada aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que respaldam o seu governo. 

Segundo o petista, o acordo com Trump será boa para ambos países.

Lula vê o STF como forte aliado, principalmente em decisões lideradas pelo ministro Alexandre de Moraes, que, entre outras ações, impôs prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e continua perseguindo políticos de direita e simpatizantes.  

“Essa reunião está sendo esperada há algum tempo. Eu tenho todo interesse em ter essa reunião e mostrar que houve um equívoco nas taxações. Houve um certo truncamento, mas depois do telefonema do Trump acho que estamos caminhando para mostrar que não há divergência que não possa ser dirimida quando duas pessoas com boa vontade se sentam em uma mesa”, disse.

Lula e Trump podem se encontrar presencialmente na Ásia no próximo domingo (26). Caso ocorra, será a primeira reunião oficial dos dois — no fim de setembro, eles se “esbarraram” por poucos segundos durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, nos EUA.

Em abril deste ano, o americano anunciou que os itens do Brasil importados pelos Estados Unidos seriam taxados em 10%. Meses depois, Trump acrescentou uma tarifa de 40%, o que elevou o percentual para 50%. O tarifaço de 50% está em vigor desde o início de agosto.

Na fala, Lula voltou a comentar que a taxação dos EUA sobre o Brasil é “equivocada” e que pretende comprovar, em números, o resultado da balança comercial entre os dois países, onde aponta um superávit para os norte-americanos.

Ao ser questionado sobre os temas que podem ser tratados na reunião, Lula disse que nenhum assunto será proibido. O petista afirmou que está aberto a conversar sobre qualquer assunto, incluindo a guerra na Ucrânia e as divergências com a Venezuela.

“A gente não tem que ficar com muita frescura não. É dizer o que quer, o que é preciso fazer e fazer. [...] Vou participar da reunião na expectativa de que a gente tenha sucesso naquilo que o Brasil tem interesse. O Brasil tem interesse em colocar a verdade na mesa, mostrar que os EUA não é deficitário, portanto não tem explicação a taxação, não tem porque explicar a punição de ministros nossos, eles não cometeram nenhum erro e, ao mesmo tempo, a política de tributação é uma coisa que depende do Brasil, do Congresso Nacional”, disse.

Brasil e EUA

Prestes a terem um encontro oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano, Donald Trump, têm sinalizado aproximação após período de mal-estar.

Tanto o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, quanto o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reafirmaram na semana passada a importância de que os líderes dos dois países se encontrem. Vieira e Rubio tiveram uma reunião presencial em Washington, na quinta-feira (16).

A tensão entre os dois países começou com o tarifaço de Trump. Inicialmente, o Brasil ficou de fora. Mas em abril, Trump anunciou que taxaria o Brasil em 10%. Lula criticou a medida. Em julho, o norte-americano aumentou a tarifa para 50%. O governo brasileiro então tentou por diversas vezes negociar com os norte-americanos, mas sem sucesso. Uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, chegou a ser marcada, mas foi cancelada por decisão de Bessent.

No entanto, em setembro, durante participação na Cúpula da ONU (Organização das Nações Unidas), Lula e Trump tiveram um breve encontro. A conversa, porém, abriu margem para uma reunião entre os dois. Trump afirmou que teve uma excelente “química” com o brasileiro e disse querer encontrar Lula. (R7)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.