O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   27 de Abril de 2024
Publicidade

Enquanto não chegam às convenções, partidos buscam alianças na capital

Pelo menos 8 pré-candidatos se movimentam em torno da prefeitura de Campo Grande

25/03/2024 - 10h04

Campo Grande 

Pelo menos 9 pré-candidatos têm interesse na prefeitura (Foto: Divulgação )

Conjuntura Online


Enquanto não chegam às convenções partidárias, as principais lideranças políticas buscam acordos de aliança visando às eleições municipais deste ano em Campo Grande, onde pelo menos 8 pré-candidatos se movimentam em torno da disputa pela prefeitura.


As convenções passam a ser permitidas entre 20 de julho e 5 de agosto para homologação de candidaturas às prefeituras e às câmara municipais, enquanto o primeiro turno das eleições serão em 6 de outubro.


Eventual segundo turno será no dia 27 (no último), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que o candidato ou candidata não atingiu maioria absoluta (mais da metade dos votos válidos).


Os pretensos pré-candidatos na capital são a prefeita Adriane Lopes (PP), que busca a reeleição, André Luís Soares (Rede), o ex-governador André Puccinelli (MDB), os deputados federais Beto Pereira (PSDB) e Camila Jara (PT), os ex-deputados estaduais Capitão Contar (PRTB) e Rafael Tavares (PL) e a superintendente da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil).  


A confirmação da pré-candidatura de Tavares foi anunciada nesta manhã pelo deputado federal Marcos Pollon, presidente regional do PL, durante entrevista ao Jornal da Hora.


Ele disse que encontrou-se com Bolsonaro na última semana, quando definiu-se pelo nome de Tavares como pré-candidato pelo PL a cadeira de Adriane Lopes.


Experiência no cargo


Desses, além da atual prefeita, apenas André Puccinelli e Beto Pereira têm experiência por terem exercido o cargo em Campo Grande e Terenos, respectivamente.


Ex-presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e integrante da CNM (Confederação Nacinal de Municípios), Beto Pereira conta com o apoio do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente regional do PSDB.


Apoio nacional


A disputa pela prefeitura também envolve uma polarização nacional, uma vez que Camila Jara aposta no apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e alguns de seus eventuais adversários brigam para contar com a boa popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Nesse caso, a queda de braço está sendo travada entre Adriane Lopes e Capitão Contar. Se confirmada a informação de Pollon, Tavares vai para a disputa.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online