Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 03 de julho de 2025
Política

Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro

O evento marca a participação da sociedade civil nas discussões do grupo

Conjuntura Online
02/07/25 às 18h11
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bandieras dos países que compõem o Brics (Foto: Brics/Divulgação)

A primeira reunião do Conselho Popular do Brics (grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico) acontecerá nos próximos dias 4 e 5 de julho no Rio de Janeiro.

O encontro terá a participação de movimentos populares e de entidades da sociedade civil, e antecede a Cúpula de Líderes do bloco (6 e 7 de julho).

Segundo os organizadores, o objetivo da reunião é destacar a importância da participação popular no grupo e dar visibilidade ao Conselho como espaço de construção de propostas alternativas.

O evento terá como sede o Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. Haverá sessão pública, com a participação de conselheiros. Está previsto para o fim do encontro a publicação do documento que sintetizará os encaminhamentos feitos pelo Conselho para os líderes do Brics.

Com o nome oficial de Conselho Civil do Brics, o evento foi criado a partir das discussões do Fórum Civil de julho de 2024, em Kazan, na Rússia. Teve o endosso de todos os líderes do bloco. Cada país membro teve de formar os respectivos conselhos nacionais.

Em 2025, foram criados sete GTs (grupos de trabalho), divididos por temas: saúde, educação, ecologia, cultura, finanças, segurança e institucionalidade. São prioridades eleitas pela presidência brasileira do Brics para este ano.

O Brics é um bloco que reúne representantes de 11 países membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia. Também participam os países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Nigéria, Vietnã e Uzbequistão. Com ABr)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.