Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Geral

Dourados alcança meta de esgoto com 8 anos de antecedência

A cidade alcançou o índice de 90% de cobertura de esgoto oito anos antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento

Conjuntura Online
09/12/25 às 06h20
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Madson Valente durante a solenidade em Rio Brilhante (Chico Ribeiro)

Dourados alcançou o índice de 90% de cobertura de esgoto oito anos antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê a meta somente para 2033. 

A informação foi confirmada pelo diretor Comercial e de Operações da Sanesul, Madson Valente, em entrevista concedida na semana passada à Rádio Grande FM, em Dourados.

Logo no início da entrevista, Madson destacou o avanço inédito no Estado. 

“Nós já chegamos nos 90%. Essa é a grande notícia”, afirmou. A Sanesul deve formalizar o marco nos próximos dias, durante visita do diretor-presidente Renato Marcílio ao prefeito Marçal Filho, órgãos de imprensa e Câmara Municipal. “É algo marcante”, resumiu.

Segundo Madson, a antecipação é resultado de um ciclo intenso de obras desde 2023. Ele atesta que apenas nesse período, Dourados recebeu R$ 192 milhões em investimentos. 

Atualmente, a Sanesul executa 55 quilômetros de novas redes de esgoto, e outros 70 quilômetros serão implantados com recursos da Agesul, oriundos do Orçamento Geral da União, conforme o dirigente.

Com esse ritmo, a projeção é que a cidade atinja entre 96% e 98% de cobertura até 2028, superando com folga o exigido pela legislação. 

“Quanto mais estendermos os serviços, melhor a qualidade de vida do douradense”, disse Madson.

Sistema preparado para tratar todo o esgoto coletado

O diretor ressaltou que a expansão da rede é acompanhada pela ampliação das capacidades de tratamento. “Não adianta constituir rede se o sistema não tiver capacidade para processar”, avaliou.

A Sanesul dobrou a capacidade da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Laranja Doce e já prepara a segunda etapa da ETE Ypê, garantindo que todo o esgoto coletado receba tratamento adequado. 

“Todo esgoto coletado é processado e devolvido à natureza dentro dos parâmetros da legislação”, reforçou.

Água universalizada e segurança hídrica de 35 anos

Madson lembrou que Dourados vive uma situação diferenciada em Mato Grosso do Sul no que se refere ao abastecimento. “Nós estamos com o serviço de água universalizado há muito tempo”, afirmou.

Com mais de 50 loteamentos em expansão, o município mantém oferta estável e segura, com previsão de 35 anos de segurança hídrica. “Não existe nenhum projeto parado por falta de viabilidade da Sanesul. Temos água em todos os bairros”, destacou.

Com a chegada do verão, Madson explicou que o consumo aumenta e exige atenção redobrada. “Nós temos alertas permanentes”, disse.

As equipes monitoram diariamente o comportamento das captações superficiais e subterrâneas. “Se o nível de um poço começa a cair, a gente ajusta, baixa bomba. Esse cuidado é contínuo”, completou.

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.