Chegou o dia da grande final. Chelsea e Paris Saint-Germain disputam neste domingo o título da Copa do Mundo de Clubes 2025. A bola rola no Estádio MetLife, em Nova Jersey, às 16h (horário de Brasília).
Acompanhe a decisão ao vivo pela TV Globo, sportv, ge e globoplay.
O Chelsea está em sua terceira final deste tipo de competição internacional, em busca do segundo título mundial. O time inglês perdeu para o Corinthians no Mundial de Clubes de 2012, por 1 a 0, e depois ganhou do Palmeiras, por 2 a 1, na edição de 2021. O Paris Saint-Germain nunca disputou uma decisão por esse troféu.
O Chelsea terminou a fase de grupos em segundo lugar no Grupo D, com seis pontos, um a menos do que o Flamengo. O PSG ficou na liderança do Grupo B, apesar do empate em seis pontos com Atlético de Madrid e Botafogo (levou a melhor nos critérios de desempate).
Depois disso, a equipe inglesa goleou o Benfica por 4 a 1 nas oitavas de final, superou o Palmeiras por 2 a 1 na fase seguinte e ganhou do Fluminense por 2 a 0. O time francês começou o mata-mata com um 4 a 0 sobre o Inter Miami, venceu o Bayern de Munique por 2 a 0 nas quartas de final e atropelou o Real Madrid com um 4 a 0 na semifinal.
Enzo Maresca deve promover algumas mudanças no time titular do Chelsea em relação à vitória sobre o Fluminense. Colwill retorna ao miolo de zaga, e Adarabioyo vai para o banco de reservas. Badiashile segue fora, por causa de uma lesão nas oitavas de final. Capitão da equipe, o lateral-direito Reece James tende a começar a partida.
O volante Caicedo era dúvida para a partida até a antevéspera. Ele torceu o tornozelo nos minutos finais do jogo contra o Fluminense. Se ele não tiver condições, o mais provável é que o brasileiro Andrey Santos vire titular. No ataque, João Pedro parece ter vencido a concorrência contra Liam Delap, que está disponível após cumprir suspensão.
— É uma grande conquista já. Tem sido uma temporada fantástica, com G-4 da Premier League, título da Conference League e agora a final desta competição. Estamos muito, muito felizes. Vamos jogo a jogo. Finalmente o término da temporada chegou, e esperamos vencer a Copa do Mundo — declarou o técnico Enzo Maresca.
No Paris Saint-Germain, o técnico Luis Enrique não poderá contar com Pacho e Lucas Hernández, ambos suspensos e já liberados para deixarem os Estados Unidos. O brasileiro Beraldo faz a dupla de zaga com o compatriota Marquinhos, capitão do PSG. Dembélé retornou ao time titular na goleada sobre o Real Madrid e deve seguir assim na final. Barcola vai para o banco de reservas.
— Estamos numa temporada especial, num momento especial, e temos que dar mais um passo adiante contra um time muito bom que é o Chelsea. Queremos fazer história pelo Paris Saint-Germain — afirmou o treinador Luis Enrique, em entrevista coletiva.
O PSG conquistou, até agora, o título de todas as competições que disputou na temporada 2024/25: Supercopa da França, Copa da França, Campeonato Francês e Champions League.
O Chelsea venceu 13 dos últimos 15 jogos que disputou, e o PSG ganhou 10 das 11 partidas mais recentes.
Os dois times se enfrentaram oito vezes até hoje, em jogos oficiais. Todos os confrontos foram na Liga dos Campeões. O PSG venceu três jogos, o Chelsea dois, e houve três empates. O último triunfo da equipe inglesa foi em abril de 2014: 2 a 0 em Stamford Bridge.
Chelsea e PSG voltam a se enfrentar depois de nove anos. A última vez foi em março de 2016, pelas oitavas de final da Champions League. O time francês venceu por 2 a 1 em Londres (assim como no jogo de ida) e garantiu a classificação para a fase seguinte do torneio.
Chelsea: Sanchez; Reece James, Chalobah, Colwill e Cucurella; Caicedo, Enzo Fernández e Cole Palmer; Nkunku; Pedro Neto e João Pedro. Técnico: Enzo Maresca.
Paris Saint-Germain: Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Beraldo e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves e Fabián Ruiz; Doué, Kvaratskhelia e Dembélé. Técnico: Luis Enrique
(cCom ge)