O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   27 de Abril de 2024
Publicidade

Golpe do Cashback no comércio preocupa autoridades de Dourados

Por causa disso, Procon alerta que não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão

19/03/2024 - 07h28

Campo Grande

Comércio de Dourados (Foto: Reprodução )

A Prefeitura de Dourados, através do Procon, alerta o consumidor sobre mais um golpe fazendo muitas vítimas, chamado “golpe do cashback”. Os criminosos estão usando o nome do Procon para tentar dar alguma credibilidade à farsa. 


O Procon não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão.


O golpe funciona através de anúncios e mensagens em redes sociais, com a falsa informação de que as operadoras de cartão de crédito estariam escondendo valores que deveriam ser devolvidos aos clientes em forma de “cashback”.


Cashback é o nome de uma prática comercial em que um percentual do valor pago na compra com cartão é devolvido ao cliente. Essa devolução pode ser feita em dinheiro na conta ou desconto na compra de outros produtos.


Para convencer a vítima, as mensagens trazem imagens de apresentadores de telejornais em supostas reportagens informando que os Procons obrigaram as operadoras de cartão de crédito a devolver os supostos valores, o que é mentira.


As mensagens induzem o consumidor a clicar em um link que o leva a preencher um formulário para ver se tem direito a alguma devolução. Nesse momento a vítima informa seus dados pessoais e até o número do cartão de crédito.


Em seguida o consumidor é informado sobre os supostos valores a receber e é orientado a pagar uma taxa para liberar o dinheiro.


Depois disso, os golpistas encerram a comunicação e bloqueiam a pessoa. Nesse momento, eles já receberam o dinheiro depositado e ainda possuem os dados pessoais e o número do cartão da vítima, que podem ser usados para praticar outros crimes.


O Procon de Dourados esclarece que qualquer informação deve ser buscada diretamente nas instituições financeiras, e nunca por meio de canais oferecidos em redes sociais, aplicativos de mensagem, ou ligações;


Segundo o diretor do Procon, Rozemar Mattos, o consumidor deve desconfiar sempre de ofertas que pareçam muito vantajosas. “Evite clicar em links duvidosos. Na dúvida, acione o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do seu banco ou da sua operadora de cartão”, afirma.


Ele ainda ressalta que o Procon não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão.


Se perceber que caiu em um golpe, o consumidor deve imediatamente entrar em contato com a instituição e informar o ocorrido, a fim de tentar recuperar o valor pago. 


Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência e bloquear o cartão cujo número foi repassado aos golpistas.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online