O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   27 de Abril de 2024
Publicidade

Botafogo aprova novo Estatuto, e sócios-torcedores poderão votar a partir de 2021

Próximo mandato passará de três para quatro anos e não será mais permitida reeleição. Votação teve apenas 7,3% do quórum total de sócios-proprietários

09/08/2017 - 10h38

Globo Esporte

A proposta de novo Estatuto do Botafogo foi aprovada em Assembleia Geral de sócios na noite desta terça-feira, após votação que durou o dia todo no salão nobre da sede de General Severiano. Chamou a atenção o baixo quórum de participantes: estavam aptos 1960 sócios proprietários, mas apenas 145 votaram (7,3% do total) e deram o aval para concluir a reforma, que traz como um dos maiores destaques o direito a voto aos sócios-torcedores a partir das eleições de 2021.


Antes da assembleia, 62 conselheiros já tinham se reunido no último dia 28 de abril para legitimar as emendas. Na ocasião, apenas cinco das mais de 20 sugestões foram aprovados.

Salão nobre, General Severiano, Botafogo (Foto: Botafogo)
Emendas que entraram no Estatuto:

– Nova data de posse para presidente e conselheiros em primeiro de janeiro;
– Criação do Dia do Ex-Atleta do Botafogo, data festiva em todo segundo sábado de dezembro;
– Fim da isenção da taxa de manutenção para beneméritos e grandes beneméritos;
– Restrição quanto à composição do Conselho Consultivo (somente ex-presidentes, beneméritos...)
– Prazo de 30 dias para análises de balancetes, contas, contratos e balanços patrimoniais, além de data limite para aprovação de orçamento até 31 de dezembro em ano de eleição;
*Além dessas emendas, foi aprovada a inclusão dos nomes dos fundadores do clube no Estatuto.


Mesmo com a aprovação final, os sócios-torcedores terão que esperar a próxima eleição presidencial para poder votar, pois haverá tempo de carência de três anos pagando as mensalidades em dia, a partir da reforma, para ter direito a voto. Entre outras mudanças importantes no Estatuto estão: gestão aumentando de três para quatro anos, o fim da reeleição a partir dos próximos pleitos e aumento da oposição dentro do Conselho Deliberativo.


Com a reforma no Estatuto, Carlos Eduardo Pereira terá cumprido quase todas as promessas de campanha divulgadas nos panfletos da "Chapa Ouro" na época das eleições (veja na imagem abaixo). De acordo com os folhetos de campanha, fica faltando um "centro de treinamento único e integrado", que já está muito próximo de ser adquirido.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online