O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   25 de Abril de 2024
Publicidade

Algo mudou. Só os políticos não percebem

30/12/2016 - 21h32

Manoel Afonso

NA MOSCA  As centrais sindicais estão pê da cara pelo risco de ficarem sem o velho dinheiro carimbado do imposto sindical.  Essa CLT octogenária, ranço das ditaduras fascista italiana e de Getúlio Vargas foi ignorada pelos governantes anteriores.  Basta de sindicato por profissão, federação dos sindicatos e confederação para acolher as federações.


O MUNDO  mudou!  A flexibilização da jornada de trabalho vai ajudar na manutenção de empregos.  Um exemplo: essas duas horas para o intervalo do almoço é ainda da época em que o operário ia para casa almoçar. Andando pelas proximidades das empresas após o almoço vemos operários ao celular esperando para bater o ponto.


PERUS E POLÍTICOS  Foi um Natal diferente:  perus na ceia natalina e políticos na cadeia – além de outros à caminho.  Como diz o autor de novelas Walcir Carrasco :  “Assim como os perus, a safra de políticos se renova sempre. E todos fazem glu-glu...Algo mudou. Falta aos políticos perceber” .


TRAMOIAS  Não faltaram em 2016.  Das escabrosas descobertas da Operação Lava Jato à ‘ingênua’ frase do deputado estadual Paulo Corrêa (PR)  pinçada num papo gravado por um pastor. Aliás  impressiona a nomeação de pastores para  a assessoria de vereadores e deputados. Seria função deles fazer correntes de orações para livrar do inferno seus patrões pecadores? Só pode!


HO, HO, HO!   Duas previsões fáceis de acertar: A primeira - 2017 como ano difícil. Segunda – o deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB) aliviando  como corregedor que ‘apurou’ o episódio da gravação da conversa entre seus colegas Paulo Corrêa( PR) e Felipe Orro (PSDB).  Acostumado  ao refrão “minhas comadres e meus compadres”, ele esqueceu: o número de eleitores é bem maior do que o seu universo televisivo. Haverá  forte renovação em 2018; muitos deputados lembram os perus e já fazem glu-glu.


CAMPO GRANDE  O porte da capital  faz a gente esquecer do tamanho e potencial do município. Todos os eleitos para a  Câmara Municipal moram na sua sede. Não têm a visão global do município. Penso que a futura administração deveria se socorrer do Sindicato Rural para ter um mapa da situação sócio-econômica (carências e potenciais) visando nortear suas ações iniciais nesta época de chuvas. Fica  a sugestão.  


E BASTA?  Nada contra a nomeação da vereadora Luiza Ribeiro (PPS) para o cargo de Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.  Parabéns!  Representará o que mesmo em termos de benefícios para o MS?  Ora! Nosso Estado, em termos de representação no Governo Federal precisa de algo mais abrangente  à altura das nossas necessidades. Continuamos  nanicos.  O que nos salvou foi a nomeação do ex-deputado Antonio Carlos de Oliveira para a chefia da Sudeco. E foi só!


 EU AVISEI...  Alcides Bernal sem o perfil para ser prefeito de Campo Grande. Sem  amigos não  formou uma equipe técnica à altura . Egocêntrico, inseguro, complexado, rançoso, não adotou a humildade como parceira . Ele pode se ‘gabar’: até aqui,  o pior prefeito da capital. Deixa uma herança maldita, várias pegadinhas para o sucessor. Da Câmara Municipal ele não poderá reclamar; recebeu R$6 milhões que não foram gastos e que de alguma forma ajudam a saldar compromissos em aberto. Tchau Bernal.


O AQUÁRIO  ‘Data venia’não se pode esquecer sua imponência, o que já foi gasto, a falta de planejamento  para incluí-lo  no rol das prioridades.  Esse caso  mostra a necessidade dos governantes consultarem antes a população sobre certos investimentos.  O mesmo estilo personalista de  se aplica ao ex-presidente Lula (PT)  na construção de estádios de futebol inúteis  em Manaus, Brasília e Cuiabá. Dinheiro no ralo.


DETALHE  No balanço anual da Assembleia Legislativa constam 17 projetos de lei vetados pelo Executivo, 13 retirados e 25 com pareceres contrários da CCJ. É como eu  digo: os deputados precisam e devem estudar, consultar a assessoria, antes de assinar proposições inúteis. Não dá mais para tentar reinventar a roda.


A PROPÓSITO  A deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB) assina projeto que pede ações de proteção do  Aquífero Guarani. A intenção  é boa, mas sem amparo legal. Ora! A Constituição Federal diz que  o subsolo é propriedade exclusiva da União.  Lembro: em 2016 o nosso Tribunal de Justiça  declarou inconstitucional o decreto prefeitural de  27/12/2012 que proibia a abertura de novos poços artesianos e  determinava o fechamento dos já existentes na nossa capital. O Sinpetro foi autora desta ação vitoriosa.  O decreto do prefeito era corporativista,  extrapolou sua competência.


DINAMITES  O Exército de saia justa neste episódio em que mais de 200 quilos de dinamites foram roubadas de uma pedreira aqui na capital. Quais os critérios  para autorizar o uso e armazenamento destes explosivos?  Francamente, tinha outra imagem desta instituição quanto ao seu rigor e organização. Os bandidos estão agradecidos!


UM INSULTO  O anúncio do Partido dos Trabalhadores de que pretende lançar a candidatura de Lula à Presidência da República só pode ser interpretado como um verdadeiro escárnio a desfaçatez com que trata o delicado momento nacional, alegando que se trata de um projeto de reconstrução da economia nacional. Esse pessoal está abusando da paciência e da inteligência do povo brasileiro.


‘HÁ ESPERANÇA’  Contra as projeções pessimistas,  uma notícia que irá melhorar o astral de todos.  O ex-jogador e hoje comentarista esportivo Walter Casagrande Junior, o Casão,  está de namoro firme com a cantora  baby Consuelo, ou baby Brasil, ex-Novos Baianos e atual pastora  e fundadora do Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome do Senhor Jesus Cristo. Como se vê, nem tudo estará perdido em 2017.  Deus continua brasileiro - apesar dos 12 milhões de desempregados.  Até!


“Ano novo, vida velha. A vida é mais do que calendários, fusos ou órbita gravitacional.”  (Carlos Heitor Cony)

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Manoel Afonso
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online