O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

STF começa a julgar recursos contra decisão do piso nacional de enfermagem

Os ministros vão analisar "embargos de declaração", que são um tipo de recurso que serve para questionar algum ponto obscuro

08/12/2023 - 06h50

De Brasília 

Fachada do STF (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebeom/ABr)

O STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar nesta sexta-feira (8) recursos apresentados por entidades  sobre a decisão referente ao piso nacional de enfermagem nos setores público e privado.

Os ministros vão analisar "embargos de declaração" — tipo de recurso que questiona algum ponto que não ficou claro na decisão do tribunal.


O julgamento será virtual, entre os dias 8 e 18 de dezembro. Nessa modalidade, não há discussão, os ministros votam pelo sistema do STF. Se há um pedido de vista, o julgamento é suspenso. Quando ocorre um pedido de destaque, a análise é levada ao plenário físico da Corte.


Em julho deste ano, o STF definiu, por 8 votos a 2, que o piso nacional de enfermagem deve ser pago aos trabalhadores do setor público por estados e municípios na medida dos repasses federais. A Corte também determinou que prevalece a exigência de negociação sindical coletiva como requisito obrigatório, mas que, se não houver acordo, o piso deve ser pago conforme fixado em lei. (R7)

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online