Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 04 de julho de 2025
Política

Primeiro grupo de imigrantes chega a 'Alcatraz dos jacarés', na Flórida

Presidente dos EUA, Donald Trump, disse que vai ensinar os imigrantes 'a fugir de um jacaré' ao inaugurar a nova prisão

Conjuntura Online
03/07/25 às 17h41
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova prisão de imigrantes na Flórida apelidada de 'Alcatraz dos jacarés' ficou pronta nesta semana e primeiro grupo de detentos já chegou ao local, segundo a Associated Press (Foto: Reuters/Evelyn Hockstein)

O primeiro grupo de imigrantes chegou à "Alcatraz dos Jacarés", novo centro de detenção localizado dentro da região pantanosa dos Everglades, na Flórida, confirmou um porta-voz do procurador-geral do estado à agência de notícias AP (Associated Press) nesta quinta-feira (3).

"Já há pessoas lá", disse o secretário de imprensa Jae Williams à AP, sem dar mais detalhes sobre o número de detidos ou a data exata da chegada.

O procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, confirmou que a nova prisão, inaugurada pelo presidente Donald Trump na terça, receberia os primeiros detentos.

"A 'Alcatraz dos Jacarés' vai receber hoje à noite centenas de imigrantes ilegais com antecedentes criminais. Próxima parada: de volta para onde vieram", disse Uthmeier em publicação no X.

O governo Trump não confirmou oficialmente a chegada dos detentos ao local até a última atualização desta reportagem. No entanto, autoridades da Flórida afirmaram durante a visita de Trump que prisioneiros chegariam ao local ainda nesta semana.

A nova prisão, adaptada a partir de uma pista de pouso de treinamento, foi apelidada de "Alcatraz dos jacarés" por ter localização isolada. Está no Parque Nacional dos Everglades, uma reserva biológica de 600 mil hectares localizada no sul da Flórida, a cerca de 80 quilômetros a oeste de Miami.

O nome remete à lendária prisão de Alcatraz, localizada em uma ilha na Baía de São Francisco e desativada em 1963. O complexo terá capacidade para até cinco mil presos e sua construção.

Segundo a Casa Branca, a prisão será especialmente segura por estar "cercada por jacarés".

O projeto tem sido alvo de protestos pelo possível impacto ambiental sobre o pântano, um ecossistema delicado, e por críticas de que Trump estaria tentando usar o local para enviar uma mensagem aos imigrantes no país. Além disso, líderes indígenas se opõem ao projeto por afirmar que a terra é sagrada ali.

O principal argumento do governo Trump para o novo centro de detenção é justamente o isolamento do local —um pântano infestado de mosquitos, cobras píton, jacarés e crocodilos.

A Casa Branca espera que isso transmita uma mensagem clara tanto aos detidos quanto ao mundo: as consequências de violar as leis de imigração dos EUA serão severas.

'Vamos ensiná-los a fugir de jacaré', diz Trump sobre presos

O presidente Donald Trump disse, ao inaugurar o complexo nesta terça (1º), que vai ensinar os futuros detentos "a fugir de jacaré" e que quer ver mais prisões como essa em outros estados.

"Olha, cobras são rápidas, jacarés também, nós vamos ensinar eles [detentos] a fugir de um jacaré, como fugir se escaparem da prisão. Não corra em linha reta. Corra assim (faz um movimento em zigue-zague com a mão), e suas chances aumentam em cerca de 1%, tá? Não são boas [chances]", afirmou Trump antes de embarcar no Air Force One para a Flórida.

O ex-presidente também disse que o governador da Flórida, Ron DeSantis, está construindo outra prisão nesse modelo, mas não deu detalhes.

"Vamos transformá-las em centros permanentes, que até podem servir para o sistema prisional regular", disse Trump.

Durante seu primeiro mandato, em 2019, Trump negou ter sugerido a construção de um fosso com jacarés na fronteira com o México.

“Posso ser duro na segurança de fronteira, mas nem tanto”, disse na época.

Agora, em seu segundo mandato, Trump já sugeriu a possibilidade de reabrir Alcatraz, a notória e isolada prisão na ilha de mesmo nome, próxima a San Francisco.

O ex-deputado federal David Jolly, da Flórida, um ex-republicano que agora concorre ao cargo de governador como democrata, classificou o centro como uma “encenação política insensível”.

A Casa Branca também tem testado o impacto político de enviar alguns imigrantes em processo de deportação para instalações distantes, como o centro de detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba, ou para uma megaprisão em El Salvador.

Os detidos pelo ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA) estão nessas instalações por motivos relacionados à imigração, como entrada ilegal no país ou permanência além do prazo do visto. Alguns aguardam deportação, outros lutam contra a remoção na justiça imigratória, (Com g1.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.