Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) escolheram São Paulo para os últimos atos de campanha antes do primeiro turno das eleições.
Os dois candidatos à Presidência estarão no estado neste sábado (3), véspera da votação, mas em agendas diferentes.
Lula pretende participar de uma caminhada na capital paulista ao lado de Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo.
A concentração está prevista para as 10h, na Avenida Paulista, na esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo.
O percurso deve seguir pela Rua Augusta até a Praça Roosevelt, onde estão previstos palco e carro de som. Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB), candidatas ao Senado, também devem participar da mobilização.
A realização do ato, no entanto, provocou uma divergência entre o PT e a Prefeitura de São Paulo. A administração municipal afirma que eventos não poderão ser realizados na Avenida Paulista no sábado e no domingo, enquanto o partido sustenta que cumpriu a exigência de comunicar previamente os órgãos responsáveis.
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) havia solicitado que a avenida ficasse totalmente liberada no domingo (4), dia da eleição. A Prefeitura, por sua vez, afirma que a restrição também deve valer na véspera para evitar impactos na logística necessária para a votação.
Enquanto Lula concentra sua última mobilização na capital, Flávio Bolsonaro seguirá para o interior paulista. O candidato do PL fará uma carreata ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa a reeleição.
O trajeto previsto começa em Santa Bárbara d'Oeste e termina em Americana. A agenda coloca Flávio ao lado de Tarcísio em um dos últimos compromissos públicos antes da abertura das urnas.
São Paulo tem peso especial na reta final por reunir o maior número de eleitores do país. Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (1º) aponta Lula com 43% das intenções de voto no estado e Flávio com 39%.
Os atos também ocorrem no último dia permitido para caminhadas, carreatas, passeatas e distribuição de material de campanha. Pela legislação eleitoral, essas atividades podem ocorrer até as 22h de sábado.
O primeiro turno será realizado neste domingo (4).
