Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Política

Em Inocência, Alckmin defende diálogo com o EUA ao dizer que tarifaço não é bom

Presidente em exercício visitou Mato Groso do Sul para o lançamento das obras de uma indústria de celulose.

Conjuntura Online
10/04/25 às 05h50
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Geraldo Alckmin em visita a Inocência ( Foto: Marcus Vinnícius/TV Morena)

O presidente em exercício e ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, afirmou na quarta-feira (9) que o "tarifaço" imposto pelos EUA (Estados Unidos) "não é bom" e que a solução para a situação seria o "diálogo e a negociação".

Alckmin deu as declarações durante uma entrevista coletiva, em Inocência (MS), no começo da tarde desta quarta.

O presidente em exercício estava em Mato Grosso do Sul para o lançamento das obras de uma mega-indústria de celulose, da empresa chilena Arauco.

"Trago uma palavra sobre a questão dos EUA. O Brasil ficou com a menor tarifa entre as tarifas de importação que foram aplicadas. Nós entendemos que não deveria haver essa tarifa, pois os EUA têm superávit na balança comercial com o Brasil", disse Alckmin.

Ao ser questionado sobre as taxas impostas pelos EUA a outros países, Alckmin lembrou que os Estados Unidos aplicam alíquota zero em 8 dos 10 produtos que mais exportam para o Brasil.

"A alíquota média final de todos os produtos é de 2,7%", explicou.
"O caminho é o diálogo e a negociação. Vamos trabalhar no sentido de reduzir essa alíquota, que não é boa, não só para o Brasil, mas também para o mundo e até mesmo para os próprios EUA. [...] Temos que avançar no diálogo e na negociação".


A guerra tarifária entre os gigantes mundiais

A nova decisão de Trump vem na esteira das reações chinesas às tarifas impostas pelos EUA. Nesta quarta, os asiáticos anunciaram taxas de 84% sobre os produtos importados dos norte-americanos, com previsão de que a medida passe a valer nesta quinta (10).

O contra-ataque chinês veio em resposta à taxa de 104% aplicada pelos EUA — medida que entrou em vigor já nesta quarta. Esse é mais um capítulo da escalada da guerra comercial entre as duas potências mundiais, que se intensificou na última semana. Com informações do G1.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.