A região norte de Campo Grande vai ganhar um grande reforço no saneamento básico. A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Botas), que está sendo construída no Jardim Colúmbia, entra na reta final e deve começar a funcionar em 2025.
Quando estiver pronta, a unidade terá capacidade de tratar mais de 600 milhões de litros de esgoto por ano, beneficiando diretamente mais de 12 mil moradores de bairros como Nova Lima, Vida Nova, Jardim Anache e o próprio Jardim Colúmbia.
A prefeita Adriane Lopes visitou a obra na terça-feira (30) e destacou como o projeto vai mudar a vida de quem mora na região. “Essa estação vai contemplar inúmeros bairros da região norte. Serão mais de 12 mil famílias atendidas com melhorias no tratamento de esgoto, o que representa saúde, dignidade e qualidade de vida para nossa gente”, afirmou.
Campo Grande já tem 94% de cobertura de rede de esgoto e trata 100% do que coleta, por meio da concessionária Águas Guariroba. O diretor-presidente da empresa, Gabriel Buim, lembrou que saneamento básico também significa economia em saúde. “Para cada real investido em saneamento, economizamos quatro em saúde. Só nos últimos dois anos, executamos mais de 570 quilômetros de rede em Campo Grande, e agora a região do Nova Lima e adjacências vai contar com uma estação moderna de tratamento”, disse.
A Capital já conta com duas estações em funcionamento: a ETE Los Angeles, inaugurada em 2008, e a ETE Imbirussu, que começou a operar em 2012. Agora, com a ETE Botas, o município dá mais um passo para universalizar o saneamento básico e atender uma das regiões que mais cresce na cidade.