O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Maio de 2024
Publicidade

Murtinho ganha Prêmio de inclusão produtiva com projetos inovadores

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 coroou a iniciativa inovadora que está transformando a economia do município 

24/04/2024 - 11h29

Campo Grande 

Por Silvio de Andrade 

Prefeito Cintra ladeado por Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae, Ricardo Senna, e Jaime Verruck (Semadesc) (Foto: Assessoria )

Um dos pilares do programa de desenvolvimento “Porto Murinho na Rota” que está sendo implementado pela gestão do prefeito Nelson Cintra, o projeto de inclusão produtiva recebeu o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, anunciado nesta terça-feira (23), coroando uma iniciativa inovadora que está transformando a economia e promovendo a cidadania na cidade fronteira. O prêmio foi entregue na sede do Sebrae, em Campo Grande.


“Porto Murtinho na Rota” se divide em 15 ações voltadas ao mercado de trabalho e fomento ao empreendedorismo nos pequenos negócios, dando oportunidades para as pessoas saírem da informalidade, se qualificarem e crescerem com a cidade. O município situado a 425 km da Capital se prepara para ser o centro do comércio entre o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile com a implantação da Rota Bioceânica (interligação por rodovia dos oceanos Atlântico e Pacífico). 


Gestão faz a diferença


Um dos eixos de promoção do crescimento econômico sustentável e de proteção social é o projeto “Orgulho de Viver Aqui”, onde a prefeitura suspendeu os contratos de limpeza pública e contratou pequenos empresários locais para executar o serviço setorizado por bairros. O município reduziu em mais de 60% os custos e cada MEI contratado recebe um valor de até R$ 5 mil mensais, com a obrigação de empregar um ajudante por um salário mínimo. 


“Porto Murtinho está de parabéns por aproveitar esse grande momento de transformação com a Rota Bioceânica e promover a melhoria do ambiente de negócios e o fomento ao desenvolvimento territorial”, destacou Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae/MS. “Além dos investimentos que estão chegando, o prefeito Nelson Cintra dá uma atenção especial aos pequenos negócios e faz uma grande diferença como gestor público”, completou.


Oscar da administração


O prefeito murtinhense festejou a conquista do prêmio e disse que os projetos promovidos pela prefeitura envolvendo a população e em especial os jovens, negros e indígenas têm grande apelo social e cultural, visando a melhoria da qualidade de vida com a formação cidadã, inserção ao trabalho e mais dignidade. Dentre as ações, destaca-se também o Prosperar, que prepara as mães chefes de família em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho.


“Estou muito feliz, esse prêmio é o Oscar da administração pública e tenho uma grande parceira empenhada nas conquistas dos nossos projetos sociais, que é a minha esposa Maria Lucia (secretária de Assistência Social)”, comentou Nelson Cintra. “Dedico esse prêmio a nossa população, que está acreditando no novo ciclo de desenvolvimento e tem participado dessas transformações, onde o Sebrae tem colaborado muito na inclusão dessas pessoas”, frisou.


Quarto prêmio


Como prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra conquistou quatro prêmio estaduais do Sebrae. Ele realçou o trabalho e a dedicação da assessora de projetos, Vivian Cruz, que idealizou as iniciativas consideradas referências em gestão pública, e também agradeceu o empenho de sua equipe. Os prêmios: de educação empreendedora e inovação, em 2010; apoio ao empreendedorismo local e pequenos negócios, em 2012; e marketing territorial e setores econômico, em 2022.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online