O combate ao mosquito da dengue ganha reforço nesta quinta-feira (27) em bairros de Campo Grande. Equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vão percorrer as regiões do Panamá, Santo Amaro e Planalto com o fumacê para eliminar mosquitos adultos.
O trabalho será realizado entre 16h e 22h por equipes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais). Os veículos passam pelas ruas fazendo a aplicação do inseticida por meio da borrifação UBV (Ultra Baixo Volume), popularmente conhecida como fumacê.
Durante a passagem do veículo, a orientação é para que os moradores deixem portas e janelas abertas. Isso facilita a entrada do produto nas casas e aumenta as chances de atingir os locais onde os mosquitos possam estar escondidos.
O fumacê é utilizado principalmente para combater o Aedes aegypti adulto, especialmente as fêmeas, responsáveis pela transmissão de doenças como dengue, Zika e chikungunya.
Apesar da aplicação, os moradores precisam continuar eliminando possíveis criadouros dentro de casa e nos quintais. Pratos de plantas, pneus, garrafas, calhas, caixas-d'água abertas e qualquer recipiente capaz de acumular água podem servir para a reprodução do mosquito.
O inseticida aplicado nas ruas combate os mosquitos que já estão na fase adulta, mas não elimina ovos e larvas encontrados em recipientes com água parada. Por isso, a limpeza dos imóveis continua sendo uma das principais formas de evitar novos focos.
A programação também depende das condições do tempo. Em caso de chuva, vento forte ou neblina, a aplicação pode ser adiada ou cancelada, já que essas condições diminuem a eficiência do produto e dificultam a dispersão adequada do inseticida.
Como o produto também pode atingir outros insetos, a aplicação é feita de maneira controlada pelas equipes responsáveis pelo combate às endemias.
