Durante discurso, o prefeito Marçal Filho lembrou que o Dourados enfrenta queda na arrecadação e limitações financeiras, com mais de 50% da receita comprometida com a folha de pagamento.
Mesmo assim, disse que a administração tem buscado criatividade e equilíbrio para manter investimentos e garantir qualidade nos serviços públicos.
“Hoje praticamente tudo que a Prefeitura arrecada é para pagar salários. Ainda assim, estamos encontrando caminhos para garantir obras e melhorias que chegam até o cidadão”, pontuou, durante solenidade de pagamento de emendas impositivas para 74 Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (Ceims) da Rede Municipal de Ensino. Foram liberados R$ 1.193.600,00
O prefeito também elogiou o trabalho dos vereadores, destacando que a parceria entre os poderes tem sido fundamental para o avanço das políticas públicas.
“Os pedidos dos vereadores são legítimos e sempre voltados à população. Eu quero atender todos, dentro das condições que temos. Essa relação respeitosa entre Executivo e Legislativo é essencial para o bem da cidade”, disse Marçal.
Falando em nome do Legislativo, o vereador Marcelo Mourão, autor da proposta das emendas impositivas, elogiou as iniciativas da atual administração e o compromisso do prefeito com a entrega de resultados.
“A razão maior da nossa vida política é a nossa palavra, e o prefeito tem cumprido. Ele sempre diz que não vai começar um programa que não possa terminar, e isso mostra que Dourados vive uma política de entrega, que não corta a esperança das pessoas”, afirmou Mourão.
21 posições em ranking nacional
O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, lembrou que Dourados subiu 21 posições no ranking nacional de desempenho das prefeituras, passando do 60º para o 39º lugar.
“Esse avanço é reflexo de um trabalho de valorização da Educação e dos servidores. O prefeito Marçal Filho tem sido um parceiro da nossa rede desde o primeiro dia”, afirmou.
O professor Mário de Almeida, diretor da Escola Municipal Firmino Vieira de Mattos, falou em nome das unidades escolares e destacou o empenho da administração na melhoria do ensino.
“A gente tem o maior prazer, carinho e compromisso de utilizar esses recursos para melhorar ainda mais a nossa Educação. É uma atitude inédita ver um prefeito participar de uma solenidade com o dinheiro já depositado nas contas”, destacou.
Cultura e encantamento
A abertura do evento contou com uma apresentação cultural dos alunos do Projeto Educart de Dança, da Escola Municipal Januário Pereira de Araújo, que encantaram o público com o número “Um Mundo Ideal”, inspirado no clássico Aladdin. A performance trouxe uma mensagem de fantasia, encantamento e descobertas, simbolizando o papel transformador da Educação.