O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Julho de 2024
Publicidade

Dourados distribuiu mais de 1 tonelada de hortifrútis a instituições por meio do PPA

A entrega aconteceu na manhã de ontem 

20/06/2024 - 10h23

Campo Grande 

Hortifrutis da agricultura familiar doados em Dourados (Foto: Assecom )

Em apoio à agricultura familiar e em atenção às entidades que prestam atendimento na cidade, a Prefeitura de Dourados, através da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), realizou na manhã de quarta-feira (19) novas entregas do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).


“A agricultura familiar de Dourados tem se destacado cada vez mais e com o PAA, temos contribuído para esse crescimento. O Programa tem essa característica de promover o acesso à alimentação de qualidade e incentivar a agricultura familiar. Através dele, a Prefeitura pode comprar os alimentos produzidos pela agricultura familiar sem a necessidade de licitação, e destinar para pessoas em vulnerabilidade nutricional, para a merenda escolar ou as entidades, como é o caso dessa doação onde estamos destinando mais de uma tonelada de alimentos”, explica o prefeito de Dourados, Alan Guedes.


Assim como nas doações anteriores, instituições cadastradas no programa receberam alimentos produzidos por agricultores da região, como frutas, poupa de frutas, legumes e verduras. Ao todo, foram distribuídos cerca de 1.100 kg de alimentos que beneficiaram sete entidades locais.


O secretário da Semaf, Joaquim Soares, destaca a importância dessas entregas rotineiras para as instituições.


“Esse programa é de extrema importância para a cidade. E, conforme pedido do prefeito Alan Guedes, alimentos sempre frescos e de qualidade são distribuídos para instituições que fazem um trabalho social exemplar. Neste projeto contemplamos milhares de famílias, pois além da alimentação no local, alguns produtos são doados para as crianças levarem para casa, proporcionando também a alimentação no ambiente familiar. Agradecemos aos produtores, colaboradores e parceiros deste programa, porque com certeza estamos fazendo a diferença na vida de muita gente”, ressalta.


No mês passado, Dourados lançou o 1º PAA Indígena de Mato Grosso do Sul, onde o Governo Federal, por meio do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) disponibilizou R$ 2.307.966,38 milhões para a aquisição de alimentos dos 161 produtores indígenas cadastrados no programa. 


Neste caso, a produção vai integrar as cestas que são distribuídas para as 829 famílias indígenas que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar, incluindo mais sete escolas municipais, garantindo qualidade de merenda escolar aos alunos da reserva, que é a sexta maior população indígena do Brasil, com um total de 13.473 pessoas.


A Prefeitura, por meio da Semaf atua no apoio logístico nas aldeias operacionalizando a adesão dos 161 agricultores, que foi feita através da Semagro (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais).

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online