Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 02 de setembro de 2025
Municípios

Dourados abre campanha Setembro Amarelo durante audiência pública

Campanha, que tem como ponto central a prevenção ao suicídio, terá como foco a saúde mental

Conjuntura Online
01/09/25 às 12h47
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Setembro Amarelo (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Dourados realiza audiência pública na noite desta segunda-feira para abrir a campanha Setembro Amarelo 2025. Aberto a toda a comunida, o evento será a partir das 19h, no auditório do Bloco 10 da Unigran.

Além de falar em prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo em Dourados este ano abordará a saúde mental de maneira integral, incluindo a promoção da qualidade de vida, do bem-estar social e emocional e da construção de ambientes mais saudáveis para todos.

A programação conta com palestras do professor e mestre Carlos Arturo Valiente Filho, coordenador do curso de Psicologia da Unigran, e da psicóloga Cíntia de Souza Neto, coordenadora da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Dourados.

Também haverá um painel interativo com profissionais da saúde, da educação, do esporte e da sociedade civil, ampliando o diálogo e a troca de experiências.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Prefeitura de Dourados [ https://forms.gle/tEU7JV28gMUTSrSi7 ] e também e presencialmente, no local da audiência. Acadêmicos e demais participantes receberão certificados, enviados por e-mail institucional após a confirmação de presença.

VIVER MELHOR

Para o prefeito Marçal Filho, a saúde mental deve ser encarada como um compromisso coletivo. “Setembro Amarelo é um convite à empatia e ao cuidado, mas também é um chamado para que construamos juntos uma cidade que ofereça espaços e condições para que as pessoas vivam melhor”, enfatiza.

Marçal relata que a gestão tem investido em praças, quadras, centros comunitários e locais de convivência que incentivem o esporte, as reuniões familiares, as atividades culturais e as ações das secretarias municipais. ”Tudo isso se conecta com o cuidado à saúde emocional de cada cidadão douradense”, avalia o prefeito

Já o coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Carlos Calado, reforça que a campanha Setembro Amarelo tem como ênfase a prevenção do suicídio, porém, abre espaço para um aprofundamento extenso sobre saúde emocional e mental. “É um movimento mais amplo, que busca valorizar a vida e promover a saúde mental em seu sentido mais pleno”, diz. “Queremos que esse evento inspire práticas cotidianas de acolhimento, solidariedade e promoção de ambientes mais saudáveis”, sugere.

Calado destaca parceria da Unigran para a realização da campanha. “É notável o compromisso da universidade com a comunidade, oferecendo apoio à realização de eventos que contribuem para a reflexão e o fortalecimento das políticas públicas locais”, destaca.

Também são parceiros da Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania na realização da campanha, as secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social, de Educação e  de Cultura, além da Funed (Fundação Municipal de Esportes), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Faculdade Anhanguera, RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), o Comad (Conselho Municipal de Politicas Publicas sobre Drogas), a Guarda Municipal e a Câmara Municipal.

Últimas em Municípios
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.